Com o objetivo de impulsionar e fortalecer a pós-graduação no Brasil, como também ampliar a formação de pessoal qualificado em temas prioritários para os estados. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), mais 18 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) e quatro instituições de ensino superior (IES), assinaram importantes acordos na última terça-feira (16), para dar início aos projetos do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Parcerias Estratégicas nos Estados III.

Atuação conjunta entre CAPES, FAPs e IES representam um marco para o progresso da pós-graduação no Brasil. (Foto: Naiara Demarco – CGCOM/CAPES)

O evento ocorrido na sede da CAPES reforça a importância do apoio e investimento no ensino superior e na pesquisa científica como pilares fundamentais para o desenvolvimento do país.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI), esteve em Brasília marcando presença, representada pelo presidente, João Xavier. Para o professor, o programa é de extrema relevância para a pós-graduação no país e a presença da FAPEPI neste momento importante, reflete o compromisso com o fortalecimento da educação e pesquisa no estado do Piauí.

Presidente da FAPEPI, professor João Xavier ao lado da presidente da CAPES, Mercedes Bustamante.

Os acordos assinados esta semana permitem a execução de 77  projetos selecionados pelo Edital nº 38/2022, do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Parcerias Estratégicas nos Estados III. O investimento federal será de R$184,4 milhões, com a concessão de 1.994 bolsas. São 955 auxílios para mestrado, 827 para doutorado e 212 de pós-doutorado para cobrir os 60 meses de vigência dos trabalhos de formação de pessoal qualificado para áreas consideradas estratégicas pelos estados. O início deve ocorrer ainda este mês e o final está previsto para abril de 2028.

No Piauí, devem ser ofertadas ao todo 63 bolsas das quais 18 contemplam o Mestrado, 36 o Doutorado e 9 o Pós-doutorado. Neste convênio o investimento da CAPES será de 6.825.600,00 enquanto a FAPEPI vai custear R$ 2.047.680,00, totalizando um investimento de 8.873.280,00 reais.

A atuação conjunta entre CAPES, FAPs e Instituições de Ensino Superior do país representam um marco importante para o progresso da pós-graduação no Brasil, ao permitir o estabelecimento de parcerias estratégicas que visam aprimorar a formação de recursos humanos e estimular a pesquisa de alto nível em diversas áreas do conhecimento.

Fonte: CONFAP com adaptações.

• Última modificação do post:19 de maio de 2023