O Conselho Técnico-Administrativo (CTA-FAPEPI) é o órgão administrativo composto de um Presidente, uma Diretoria Técnico-Científico (DCT), uma Diretoria Administrativo-Financeiro (DAF) e uma Diretoria Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DDCT).
Atribuições e Competência do CTA-FAPEPI
Compete ao CTA-FAPEPI, dentre outras atividades, dar estrutura administrativa à Fundação, fixando a jornada de trabalho e atribuições do pessoal em regimento interno que será submetido à aprovação do Conselho Superior; deliberar sobre a concessão ou não de auxílio com base em parecer técnico-científico emitido pela Consultoria Científica; organizar o plano anual de atividade e a proposta orçamentária anual da Fundação, submetê-los ao Conselho Superior; elaborar o relatório anual das atividades da Fundação, em especial, sobre auxílios concedidos e os resultados das pesquisas e providenciar a sua divulgação, após a aprovação do Conselho Superior.
João Xavier da Cruz Neto – Diretor Presidente
Professor Emérito da Universidade Federal do Piauí (2023), Pós-doutorado no Georgia Institute of Technology (2002-2003), Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), Mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1989) e Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (1986). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Otimização contínua. Bolsista de Produtividade do CNPq nível 1D– CA MA. Atualmente é Professor Sênior junto ao Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal do Piauí, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado do Piauí “Professor Afonso Sena Gonçalves”, membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Matemática e diretor financeiro da Academia de Ciências do Piauí.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
DIRETORIA TÉCNICO-CIENTÍFICA (DTC)
Atribuições e Competência da DTC
Compete à DTC, dentre outras atividades, coordenar e executar as atividades técnico-científicas; apresentar ao CTA-FAPEPI, o plano de trabalho da Diretoria Técnico-Científica em consonância com as diretrizes da política de apoio à pesquisa científica e tecnológica do Estado do Piauí, orientar o CTA-FAPEPI na elaboração do plano de trabalho da FAPEPI; manter intercâmbio com entidades governamentais e não-governamentais, nacionais ou estrangeiras, objetivando viabilizar o fomento da pesquisa em ciência e tecnologia do Estado; propor estratégias de apoio às atividades de ciência e tecnologia.
Pedro Antônio Soares Júnior – Diretor
Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (1999), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2002), doutorado em Ciências, em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Pós-doutorado pela Universidade Federal do Piauí (2014). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Otimização continua, atuando principalmente nos seguintes temas: programação matemática e algoritmos. Foi Pró-reitor de Ensino e Graduação da UESPI (2018-2019) e Pró-reitor de Administração da UESPI (2019-2022). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Piauí e Diretor Técnico-Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí – FAPEPI, desde janeiro de 2023.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
DIRETORIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA (DAF)
Atribuições e Competência da DAF
Compete à DAF, dentre outras atividades: dirigir e coordenar com probidade e moralidade as ações relacionadas a finanças, material, pessoal e serviços; coordenar a elaboração do orçamento financeiro anual e submetê-lo à apreciação do Conselho Superior; acompanhar a execução financeira de convênios e projetos; elaborar relatório anual de prestação de contas, bem como encaminhar aos órgãos competentes toda documentação comprobatória de despesa e de solicitação de recursos dentro dos prazos pré-estabelecidos; fornecer ao presidente do CTA-FAPEPI, dados e/ou informações relativas às atividades desenvolvidas pela diretoria; assessorar ao Presidente nas suas respectivas áreas de ação; propor normas e procedimentos operacionais que disciplinem e orientem a gestão e execução financeira das atividades desenvolvidas pela FAPEPI.
Raimundo Ernaldo Gomes Vale – Diretor
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Piauí. Foi Diretor Administrativo-Financeiro da FAPEPI de 2019-2022, e Presidente interino da FAPEPI (2023-2023). Atualmente Diretor Administrativo-Financeiro da FAPEPI.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (DDTC) (Lei 7.211/2019)
Atribuições e Competência da DDCT
Compete à DDCT, dentre outras atividades, coordenar e executar as atividades de inovação e popularização da ciência, bem como apresentar ao CTA-FAPEPI o plano de trabalho da DDCT em consonância com as diretrizes da política de ciência e tecnologia do Estado do Piauí; orientar o CTA-FAPEPI na elaboração do plano de trabalho da FAPEPI; manter intercâmbio com entidades governamentais e não-governamentais, nacionais ou estrangeiras, objetivando viabilizar o fomento à inovação e popularização da ciência do Estado; propor estratégias de apoio às atividades de inovação e popularização da ciência.
Eliciana Selvina Ferreira Mendes Vieira– Diretora
Doutora em Propriedade Intelectual e Inovação pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI); Economista da Universidade Federal do Piauí (UFPI); Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPI; Pós-graduada em Gestão Empresarial pela UESPI; foi professora de Economia da Universidade Federal do Piauí e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e, junto ao SEBRAE, trabalhou na área de capacitação, e foi conselheira do Conselho Curador da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX) . Atualmente, desenvolve trabalhos de pesquisa em Propriedade Intelectual e Educação para Inovação e Empreendedorismo no Brasil, sendo docente do mestrado profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT/ ponto focal Piauí), e fomento ao ecossistema estadual como Diretora de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).