OBJETIVO
Apoiar financeiramente projetos de extensão, em diferentes áreas temáticas, conforme relacionadas no ANEXO I, coordenados por profissionais vinculados a Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa (IES/P) cujas ações contribuam para a redução das desigualdades ou vulnerabilidades sociais promovendo o desenvolvimento socioeconômico e ambiental nas diferentes microrregiões, em conformidade com as áreas estratégicas e as potencialidades dos territórios de desenvolvimento do Estado do Piauí.
PÚBLICO-ALVO
Professores (as) doutores (as) ou mestres com vínculo empregatício efetivo e em pleno exercício profissional em instituição de ensino superior ou de pesquisa, pública ou privada, localizada no estado do Piauí.
JUSTIFICATIVA
Considerar que as dimensões de ensino, pesquisa e extensão são elementos indissociáveis na Educação Superior Brasileira, sendo a extensão instituída por meio da Resolução MEC/CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Enfatizar a necessidade de divulgação e o intercâmbio dos conhecimentos científico, tecnológico e de inovação; o desenvolvimento, a adaptação e a transferência de tecnologia; e a formação e a capacitação técnico-científica de recursos humanos, nas suas diferentes modalidades e nos seus diferentes níveis de competência.
IMPACTOS ESPERADOS
Promover a formação de recursos humanos em projetos extensionistas desenvolvidos em ambientes sociais e produtivos, valorizando a sua integração curricular com os cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa (IES/P) piauienses, respeitando as áreas temáticas e as potencialidades dos territórios de desenvolvimento do Estado do Piauí.
Estimular a interação da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da identificação e diagnóstico de demandas locais, do desenvolvimento tecnológico colaborativo, da difusão e transferência de tecnologias, do compartilhamento mútuo de conhecimentos e da abordagem prática de questões contemporâneas complexas presentes no contexto social piauiense.
Promover a integração entre as ações de extensão e pesquisa.
Estimular atividades de extensão tecnológica e de inovação, cujo desenvolvimento implique em relações multi, inter e/ou transdisciplinares entre setores acadêmicos, de pesquisa e empresariais com a sociedade.
Responsável: Diretoria Técnico-Científica
Diretora: Profª Drª. Nayana Coelho
Contato: dtc.fapepi@gmail.com
RESOLUÇÕES SOBRE O PROGRAMA:
1. Resolução Nº 005, de 05 de outubro de 2022
Regulamenta as normas de apoio a programas e projetos de extensão.
2. Resolução Nº 006, de 05 de outubro de 2022
Cria o Programa Programa de Apoio a Projetos de Extensão (PAPE) da FAPEPI e Estabelece as Áreas Estratégicas de Atuação do Programa.