Inicia hoje o prazo para submissão de propostas ao Edital de Bolsas de Iniciação Científica da FAPEPI

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:21 de junho de 2024
  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura

Inicia nesta sexta-feira (21), o período de submissão de propostas ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica da FAPEPI (PBIC). O edital, lançado pelo governador Rafael Fonteles no último dia 19 de junho, visa contribuir para a formação de estudantes de graduação, despertar vocações científicas e incentivar novos talentos potenciais.

Foto Reprodução Internet

Serão disponibilizadas 200 bolsas, no valor de R$ 700,00 cada, com duração de até doze meses. As cotas serão divididas igualmente entre discentes mulheres e homens, com 100 bolsas para cada grupo. Este programa é um esforço estratégico para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Estado do Piauí, contemplando áreas importantes para o crescimento regional.

As propostas de pesquisa deverão se enquadrar em um dos seguintes eixos temáticos:

1.Agro: Agregação de Valor das Cadeias Produtivas Principais, Agroindústria, Agricultura de Precisão e Melhoramento Genético.

2.Meio Ambiente: Energias Limpas, Clima e Turismo.

3.Tecnologia da Informação: Inovação Tecnológica em Saúde, Educação e Finanças.

4.Livre: Temáticas relacionadas às diversas áreas do conhecimento.

Para submeter uma proposta, o discente deve estar vinculado a um pesquisador que possua título de Mestre ou Doutor e que tenha vínculo empregatício ou funcional com instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos de ensino e/ou pesquisa situadas no Estado do Piauí. Cada proponente pode submeter até duas propostas, sendo uma para cada cota de bolsa pleiteada.

O proponente deverá ser o coordenador da proposta e orientador do candidato à bolsa. As propostas devem ser submetidas exclusivamente através do SIGFAPEPI no período de 21 de junho até as 23h59 do dia 15 de julho de 2024, horário de Brasília.

Clique aqui para acessar o Edital.

O edital lançado na última quarta-feira (19), após reunião entre o governador Rafael Fonteles e o diretor Técnico-Científico da FAPEPI, Pedro Soares, no Palácio de Karnak, reflete o compromisso do governo e da Fundação com o fortalecimento da pesquisa e inovação no estado.

A iniciativa marca um passo significativo na promoção da ciência e tecnologia no território piauiense, ao capacitar a nova geração de pesquisadores e contribuir para o progresso do Estado do Piauí.

Continue lendoInicia hoje o prazo para submissão de propostas ao Edital de Bolsas de Iniciação Científica da FAPEPI

FAPEPI participa de Seminário na China sobre Empreendedorismo Jovem para o Brasil

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:21 de junho de 2024
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

Entre os dias 17 e 30 de junho, a Fundação de Amparo À Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) participa do Seminário sobre Empreendedorismo Jovem para o Brasil, promovido pelo Ministério de Comércio da República Popular da China e organizado pelo Centro de Cooperação Econômica Internacional da Província de Fujian – CCEI.

A solenidade de abertura aconteceu segunda-feira (17) e contou com a presença do Diretor do Centro, Sr. Huang An. Após o evento, a comitiva do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti-BR), incluindo o presidente da FAPEPI, João Xavier, foi recebida com toda a equipe do CCEI.

Foto reprodução FAPEAL.

Na terça-feira (18), a comitiva brasileira também participou de palestras com o Professor Chen Baoguo sobre “As Condições Nacionais da China” e com o Prof. Xue Jing, sobre a “Formação em Pensamento Inovador no Processo de Empreendedorismo dos Jovens”.

Como parte da programação do Seminário que acontece em Fuzhou, capital da província de Fujian na China, nos próximos dias os brasileiros participarão de palestras sobre a situação econômica, politicas fiscais e financeiras da China; competências essenciais para a gestão de equipe; características e oportunidades do ambiente de negócios da China a partir do setor de cultura digital e empreendedorismo da Organização Social de Fuzhou. Entre as atividades do evento, também estão inclusas visitas ao Museu da Cultura Culinária de Fujian, ao Museu de Artes e Ofícios de Hangzhou, a Cidade do Poder da Computação da China (Hangzhou) e ao Parque Industrial e de Saúde Ruike.

A participação do presidente João Xavier representa a FAPEPI e a ciência do Piauí com o papel de fortalecer os laços internacionais em prol do empreendedorismo jovem no país.

Continue lendoFAPEPI participa de Seminário na China sobre Empreendedorismo Jovem para o Brasil

FAPEPI lança Edital de Bolsas de Iniciação Científica para estudantes de graduação

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:20 de junho de 2024
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

  A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), publica nesta quarta-feira (19) o Edital nº 005/2024 no âmbito do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da FAPEPI – PBIC. O Edital concederá 200 (duzentas) cotas de bolsas de iniciação científica, com valor mensal de R$700,00 (setecentos reais) cada por até doze meses. Cada território de desenvolvimento terá assegurado pelo menos 10 cotas de bolsa.

  A ação tem por objetivo contribuir para a formação de estudantes de graduação, despertar vocações científicas e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, assegurando-se a participação de mulheres matriculadas em Instituições de Ensino Superior (IES) publicas na iniciação científica e tecnológica com acesso à metade das bolsas ofertadas.

Foto Reprodução Internet.

 Serão financiados projetos de pesquisa em áreas estratégicas para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Estado do Piauí e serão distribuídas por território de desenvolvimento.

  O prazo para submissão de propostas tem início no próximo dia 21 de junho e se estende até 15 de julho via SIGFAPEPI .

Para ter acesso a bolsa, o discente deve buscar um pesquisador para submeter uma proposta, que possua título de Mestre ou Doutor e que tenha vínculo empregatício ou funcional com instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, de ensino e/ou pesquisa, do território de concorrência da proposta, sediadas no Estado do Piauí.

Clique aqui para acessar o Edital.

Continue lendoFAPEPI lança Edital de Bolsas de Iniciação Científica para estudantes de graduação

Disponível o resultado preliminar da Avaliação de Mérito do Edital de bolsas de Mestrado e Doutorado da FAFEPI

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:18 de junho de 2024
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí “Professor Afonso Sena Gonçalves” (FAPEPI), por meio da Diretoria Técnico-Científica (DTC), torna público o Resultado Preliminar da Avaliação de Mérito das propostas submetidas ao Edital nº 003/2024, no período de 12 de abril a 13 de maio de 2024, no âmbito de Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (PAPG).

O Edital disponibilizou 100 bolsas de mestrado e 26 bolsas de doutorado, sendo 60% (sessenta por cento) destinadas a projetos nos eixos temáticos prioritários (Agro – Agregação de Valor das Cadeias Produtivas Principais, Agroindústria, Agricultura de Precisão e Melhoramento Genético; Meio Ambiente – Energias Limpas, Clima, Turismo; Tecnologia da Informação – Inovação Tecnológica em Saúde, Educação e Finanças).

Concorrem ao certame 50 Programas de Pós-Graduação das instituições de Ensino Superior sediadas no Estado do Piauí (UFPI, UFDPar, UNIVASF, UESPI E IFPI), em 08 territórios de desenvolvimento.

A Interposição de recursos ao Resultado da Etapa II, será, exclusivamente, via SIGFAPEPI, até o dia 25 de junho de 2024, em formulário eletrônico específico, disponível na área restrita do proponente, dentro do quadro da proposta submetida, no ícone referenciado como “Recursos”. Para acessar o parecer da proposta, acesse o sistema SIGFAPEPI, home do pesquisador, clique no ícone “Informações” e em seguida “Informações”.

Clique aqui para acessar o Resultado.

Continue lendoDisponível o resultado preliminar da Avaliação de Mérito do Edital de bolsas de Mestrado e Doutorado da FAFEPI

FAPEPI participa do FINEP Orienta no Rio de Janeiro

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:17 de junho de 2024
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

Na última sexta-feira (14), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) marcou presença no FINEP Orienta, evento dedicado a fornecer orientações sobre o Programa Tecnova 3.

Organizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o evento realizado no Rio de Janeiro teve como objetivo apresentar o processo de gestão e execução do Tecnova 3, além de oferecer orientações detalhadas para os participantes do programa. A cerimônia de abertura contou com a apresentação de André de Castro, superintendente da Área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico da Finep, que destacou as expectativas e resultados já alcançados pelo programa.

O Tecnova é uma operação de financiamento não reembolsável descentralizada, onde ideias ganham formas para se transformarem em empresas. Em sua terceira rodada, o programa Tecnova 3 estabeleceu a meta de apoiar mais de 700 projetos em todo o país, impulsionando a inovação e o desenvolvimento tecnológico em diversas regiões.

A participação da FAPEPI no evento reflete seu compromisso em promover o desenvolvimento científico e tecnológico no Piauí. Durante o encontro, a Fundação esteve representada pela diretora e pela gerente de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico, Eliciana Vieira e Sâmia Maranhão e pelos servidores Danton Torres e Sandra Verônica.

Os servidores da Fundação tiveram a oportunidade de interagir com outros representantes estaduais, compartilhar experiências e aprimorar seus conhecimentos sobre a gestão de projetos de inovação, de forma a oferecer um suporte mais qualificado aos pesquisadores e empreendedores piauienses.

Uma vez que o Tecnova 3 será importante para o fomento de novas empresas no Piauí. Através do Programa será possível viabilizar o surgimento de novas ideias e projetos inovadores que podem transformar a economia local e gerar empregos.

O Programa Tecnova 3 é visto como uma peça chave no ecossistema de inovação brasileiro, proporcionando os recursos necessários para que ideias inovadoras se transformem em negócios sustentáveis e competitivos. A iniciativa é fundamental para fomentar a pesquisa aplicada e o desenvolvimento tecnológico, aspectos cruciais para o avanço econômico e social do país.

A presença ativa da FAPEPI no FINEP Orienta reforça o compromisso da Fundação em promover o desenvolvimento científico e tecnológico no Piauí, contribuindo significativamente para o sucesso do Tecnova 3 e, consequentemente, para a criação de um ambiente mais propício à inovação em todo o Brasil.

Continue lendoFAPEPI participa do FINEP Orienta no Rio de Janeiro

Comunicado aos Servidores

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:17 de junho de 2024
  • Tempo de leitura:1 minutos de leitura

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) informa que será realizado um serviço de DESINSETIZAÇÃO nas dependências da Fundação na próxima sexta-feira, 21 de junho, a partir das 14 horas.

Em virtude dessa ação recomenda-se que todas as atividades sejam encerradas até as 14 horas, uma vez que não será permitida a permanência de servidores e colaboradores durante a realização do serviço de dedetização.

Continue lendoComunicado aos Servidores

FAPEPI divulga resultado final da Chamada III do Edital de Apoio à Realização de Eventos Científicos

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:17 de junho de 2024
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí “Professor Afonso Sena Gonçalves” (FAPEPI), por meio da Diretoria Técnico-Científica (DTC), divulga o Resultado Final da Chamada III do Edital Nº 001/2024,  cujas propostas foram submetidas no período de 06 a 20 de maio de 2024, no âmbito do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos, de Divulgação Científica e Tecnológica (PAP).

A chamada contemplou 60 propostas de eventos de divulgação científica, de abrangências local/estadual, regional/nacional e internacional, de 7 Instituições de Ensino e Pesquisa sediadas em 9 territórios piauienses. O Edital disponibilizou R$300.000,00 e a solicitação de auxílio pelos proponentes totalizou R$676.662,23.

De acordo com o Diretor Técnico-Científico Pedro Soares Júnior, o esforço da FAPEPI é apoiar a divulgação e popularização científica nas diversas instituições de todos os 12 territórios de desenvolvimento do estado do Piauí.

Clique aqui para acessar o Resultado.

Continue lendoFAPEPI divulga resultado final da Chamada III do Edital de Apoio à Realização de Eventos Científicos

Divulgado Resultado dos Recursos da Chamada III do Edital de Eventos – Etapa de Mérito

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:13 de junho de 2024
  • Tempo de leitura:1 minutos de leitura

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), divulga Resultado dos Recursos contra o resultado preliminar da Etapa II – Mérito das propostas submetidas no período de 06 a 20 de maio, do Edital Nº 001/2024 – Chamada III, no âmbito do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos, de Divulgação Científica e Tecnológica (PAP).

O Parecer do Pedido de Reconsideração está disponível no sistema SIGFAPEPI, home do pesquisador e para ter acesso, o requerente deve clicar em “Recursos”.

Clique aqui para acessar o Resultado dos Recursos

Continue lendoDivulgado Resultado dos Recursos da Chamada III do Edital de Eventos – Etapa de Mérito

FAPEPI e SEDUC divulgam orientações e cronograma para cadastro de bolsistas do Edital PIBIC-JR “SEDUC TEC”

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:11 de junho de 2024
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

A FAPEPI informa aos professores contemplados com bolsas do Edital nº 002/2024 – PIBIC-JR “SEDUC TEC” que será encaminhada correspondência para conta de e-mail informada no cadastro da seleção, com o acesso a um drive da SEDUC para cadastramento dos bolsistas. Devendo o professor orientador realizar os seguintes passos:


PASSO 01: Logado no seu e-mail, na caixa de entrada, acesse o link enviado, confirme o e-mail e insira o código solicitado (enviado previamente ao e-mail cadastrado) para acessar sua pasta e renomeie as subpastas com o nome de cada bolsista e em seguida preencha a ficha informativa com os dados solicitados.


PASSO 02: incluir a documentação solicitada (indicada na coluna Como Fazer do Cronograma) em arquivo único (um arquivo para cada um dos bolsistas) no formato PDF.


As ações deverão ser realizadas conforme disposto no CRONOGRAMA.

Clique aqui para acessar o Cronograma com orientações.

Continue lendoFAPEPI e SEDUC divulgam orientações e cronograma para cadastro de bolsistas do Edital PIBIC-JR “SEDUC TEC”

FAPEPI marca presença no maior evento de startups do Nordeste

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:11 de junho de 2024
  • Tempo de leitura:7 minutos de leitura

Nos dias 06 e 07 de junho, a capital paraibana sediou um dos maiores eventos de inovação e empreendedorismo do Nordeste, o Nordeste On, promovido pelo SEBRAE. Em uma atmosfera repleta de inovações, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), marcou presença significativa, representada por Ciro Sá e Danton Torres, que visitaram os stands das empresas piauienses selecionadas para o evento.

Das 250 startups selecionadas para exposição, 16 são oriundas dos programas Centelha Piauí e Tecnova, uma verdadeira mostra do potencial empreendedor e inovador do estado. A presença destas empresas no evento reafirma o compromisso da FAPEPI em promover e apoiar a inovação e o desenvolvimento tecnológico no Piauí.

As empresas piauienses que foram destaques no Nordeste On, mostrando a diversidade e a criatividade do ecossistema de inovação do estado, foram:

  • ALOCHAT
  • ATEND
  • Buriti BioEspuma
  • Cajutec.com.br
  • comuniCARE Solutions
  • Corban App
  • Fábrica de Gênios
  • Implant File
  • IOT Cultivo
  • Mení Digital
  • OFFICE CONT
  • OP IMAGE SOLUTIONS
  • PRIMEGEMS
  • RevGás
  • Smart Otoneuro
  • START SENSOR PIAUI LTDA

A presença da FAPEPI no evento, demonstra a importância do Nordeste On para o fortalecimento das redes de contato e para a promoção do intercâmbio de conhecimentos entre os empreendedores do Nordeste. A participação das startups piauienses no evento não só demonstra o talento e a capacidade de inovação do estado, mas também abre portas para novas oportunidades de negócios e parcerias.

Os programas Centelha e Tecnova tem gerado um impacto positivo no desenvolvimento do ecossistema de inovação piauiense. Estes programas têm sido fundamentais para impulsionar ideias inovadoras e transformá-las em negócios sustentáveis.

A participação de startups piauienses no Nordeste On reforça o compromisso do estado com a inovação e o empreendedorismo, pavimentando o caminho para um futuro de crescimento e desenvolvimento sustentável. Com iniciativas como estas, o Piauí se posiciona cada vez mais como um polo de inovação, mostrando ao Brasil e ao mundo o potencial de seus empreendedores.

O evento foi uma oportunidade única para as empresas do Piauí apresentarem suas inovações, estabelecerem contatos valiosos e se posicionarem no competitivo mercado de startups. A FAPEPI continua empenhada em apoiar e promover o ecossistema de inovação do estado, garantindo que o talento e a criatividade dos piauienses sejam reconhecidos e valorizados.

Continue lendoFAPEPI marca presença no maior evento de startups do Nordeste