DESCRIÇÃO: Programa que visa apoiar e fomentar a Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação desenvolvida por grupos de pesquisas, por meio da concessão de auxílios a pesquisadores vinculados a Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) do Piauí.

Atrelado a este programa está o Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional no Estado – PDCTR que se caracteriza da seguinte forma:

OBJETIVO 

Apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa cientifica, tecnológica ou de inovação conduzidos por pesquisador com título de Doutor, com o objetivo de estimular a fixação de recursos humanos com experiência em ciência, tecnologia e inovação e/ou reconhecida competência profissional em instituições ou empresas, públicas ou privadas, de ensino superior e/ou de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, assim como diminuir as desigualdades nas instituições situadas na região Nordeste.

PÚBLICO – ALVO

Esta modalidade de bolsa destina-se a pesquisador com título de Doutor, com menos 05 (cinco) anos de titulação, oriundos de outras regiões, atraídos para instituições ou empresas, públicas ou privadas, de ensino superior e/ou de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, desvinculado do mercado de trabalho, assim reconhecidas pelo CNPq e FAPEPI. Para regionalização, pela atração de doutores de outras regiões para áreas metropolitanas; e, na interiorização, pela atração de doutores para fora das áreas metropolitanas, permitindo a concessão da bolsa a doutor formado ou radicado no próprio estado.

JUSTIFICATIVA

Por apresentar um caráter estratégico no tocante à fixação de doutores de outras regiões do país para outros estados da federação, este programa torna-se também estratégico para os interesses do Estado, visto que estimula a criação de novos grupos de pesquisas e propicia a consolidação dos existentes. A manutenção e a consolidação de uma comunidade científica qualificada no Piauí são requisitos capazes de proporcionar a geração de expertises em diversas áreas do conhecimento. 

IMPACTOS ESPERADOS

  • Fixação de recursos humanos com experiência em ciência, tecnologia e inovação e/ou reconhecida competência profissional.
  • Reforço nos núcleos de pesquisa existentes, como na criação de novos grupos vinculados aos cursos de pós-graduação stricto sensu.
  • Crescimento da comunidade científica estadual de alto nível.
  • Aumento da produtividade científica e técnica no Estado. 

Responsável: Diretoria Técnico-Científica

Diretora: Profª Drª. Nayana Coelho

Contato: dtc.fapepi@gmail.com

________________________________________________________________________________________________________________________________________