DESCRIÇÃO: Programa que visa contribuir para a formação de novos talentos em todas as áreas do conhecimento, através da concessão de bolsas de iniciação científica a alunos de graduação. A bolsa vincula-se ao desenvolvimento de projeto de pesquisa, sob a responsabilidade do Orientador – com titulação mínima de mestrado. Os alunos participantes do programa deverão apresentar bom desempenho acadêmico e potencial para continuidade na carreira de pesquisa. Destina-se a incentivar a formação de novos pesquisadores, privilegiando a participação ativa de bons alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada.

OBJETIVO

Despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, com garantia da participação de estudantes mulheres na iniciação científica e tecnológica, matriculadas em Instituição de Ensino Superior (IES) e estimular pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa do estado do Piauí a promoverem o acesso de estudantes de graduação aos processos de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação, assim como na formação de profissionais qualificados.

PÚBLICO-ALVO

Estudante de graduação, deve estar matriculado na instituição do vínculo do Coordenador da pesquisa, e não pode ter outra bolsa e, muito menos vínculo empregatício que deve ser representado, no ato de sua proposição, por um pesquisador vinculado a pelo menos uma IES sediada no estado do Piauí que apresente anuência para o desenvolvimento do projeto de Iniciação Científica na instituição.

JUSTIFICATIVA

Aumentar o apoio às atividades de pesquisa científica, tecnológica e inovação como a concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC).

IMPACTOS ESPERADOS

Maior número de estudantes vocacionados para a pesquisa;

Aumentar o acesso às práticas de pesquisa e ciência aos estudantes no Estado do Piauí.

Responsável: Diretoria Técnico-Científica

Diretora: Profª Drª. Nayana Coelho

Contato: dtc.fapepi@gmail.com

________________________________________________________________________________________________________________________________________