PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FAPEPI – PBIC / FAPEPI Nº 002/2021

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI torna público o lançamento do presente Edital que visa apoiar as atividades de pesquisa científica, tecnológica e inovação, e, convida pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino e Pesquisa sediadas no Estado do Piauí a apresentarem propostas para obtenção de bolsas na modalidade Iniciação Científica (IC) para estudantes de Graduação no âmbito do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da FAPEPI – PBIC.

OBJETIVOS

• Despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, com garantia da participação de estudantes mulheres na iniciação científica e tecnológica, matriculadas em Instituição de Ensino Superior (IES).
  • Estimular pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa do estado do Piauí a promoverem o acesso de estudantes de graduação aos processos de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação, assim como na formação de profissionais qualificados.

Para realizar a inscrição clique aqui.

Dúvidas Frequentes

1. Do Proponente/Coordenador da proposta: dever ser pesquisador, também Orientador do bolsista, com vínculo empregatício.
    • Item 3.2 “Considera-se PROPONENTE, o pesquisador vinculado a pelo menos uma IES sediada no estado do Piauí que apresente anuência para o desenvolvimento do projeto de Iniciação Científica na instituição”).
    • Item 6.1, letra E, da documentação: “Cópia digitalizada do comprovante do vínculo empregatício de servidor efetivo junto à IES, com sede no estado do Piauí (contracheque atualizado, a partir da vigência deste Edital ou a declaração com código verificador (Qrcode)”.
  2. Do Candidato a bolsa:
    • Estudante de graduação, deve estar matriculado na instituição do vínculo do Coordenador da pesquisa, e não pode ter outra bolsa e, muito menos vínculo empregatício.
    • Item 5.2, letras f: “Não ser bolsista de qualquer outro órgão de fomento ou programa regular de bolsas. e, g) Não possuir vínculo empregatício com entidade pública e/ou privada ou manter outra remuneração regular de qualquer natureza”. (Numeração alterada, ver RETIFICAÇÃO).
  3. Do prazo de execução projeto de pesquisa/bolsa:
    • O projeto deverá ser executado no mesmo prazo de vigência das bolsas, em até 12 meses, após a assinatura da outorga
    • (Item 3.3) “As bolsas vinculadas ao presente Edital terão prazo de vigência de até 12 (doze) meses, podendo ser prorrogadas por igual período, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira do Tesouro Estadual”).
  4. Do financiamento previsto no edital:
    • apenas, e exclusivamente bolsa(s) IC.
  5. Da produção científica:
    • Contar a partir de 2018.
  6. Da conta bancária para o depósito da bolsa:
    • BB ou CEF, desde que tenha movimentação.
  7. Da(s) Declaração(ões) prevista(s) no edital:
    • Toda declaração prevista no edital deve ser digitalizada e assinada (assinatura digital). No caso da declaração de anuência do Gestor, esta deve ser emitida pelo dirigente máximo da Instituição.
    • Item 6.1, letra C, “Declaração da Anuência do gestor, dirigente máximo (reitor, diretor-geral) da instituição onde será desenvolvida a pesquisa (ANEXO 01). Este documento deve ser original, expedido e assinado pelo gestor (com o carimbo institucional) da IES do vínculo do proponente”).
  8. Da entrega/apresentação da documentação exigida no edital:
    • Para o Proponente, a documentação prevista no edital deve ser entregue no ato da submissão da proposta.
    • Para o Candidato a bolsa: a documentação prevista no edital deve entregue após a aprovação da proposta. (Ver RETIFICAÇÃO: Entrega da documentação do(s) bolsista(a) Até 06/05/2021).
  9. Das obrigações previstas no edital:
    • Compete ao Proponente, Coordenador/Orientador, preencher a proposta.
    • Item 13.1 “Todas as informações contidas nos formulários preenchidos e submetidos ao presente Edital, são de inteira responsabilidade do proponente”.

Edital e Retificações

Edital FAPEPI 02/2021

RETIFICAÇÃO Nº 001 DO EDITAL FAPEPI Nº 002/2021

RETIFICAÇÃO Nº 002 DO EDITAL FAPEPI Nº 002/2021