Uma delegação composta por pesquisadores, empresários e investidores piauienses, incluindo o assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Ciro Sá, embarcaram nesta segunda-feira (04), em uma jornada rumo ao conhecimento e potenciais parcerias na área do Hidrogênio Verde. O destino principal foi o 1° Centro de Pesquisa em Hidrogênio Verde do Brasil, localizado em Itajubá, Minas Gerais.

O grupo que também inclui os participantes do Núcleo de Estudos em Energias Renováveis do Piauí, teve a oportunidade de testemunhar de perto as inovações em andamento na estação de abastecimento de veículos movidos a hidrogênio, um projeto pioneiro que tem despertado interesse não apenas no Brasil, mas também internacionalmente. Durante a visita, os participantes puderam mergulhar nos estudos que exploram o potencial do hidrogênio verde em processos industriais, geração de energia elétrica e mobilidade urbana, destacando-se o uso desse recurso em ônibus, entre outros.

O Piauí com sua abundância de luz solar e ventos constantes, tem um grande potencial para se tornar um importante produtor de Hidrogênio Verde no Brasil.

Além da visita ao Centro de Pesquisa em Hidrogênio Verde em Itajubá, o itinerário dos participantes também inclui uma série de atividades enriquecedoras, como visitas à sede da AYA Earth Partners, aos ecossistemas de descarbonização e ao HUB COVI-CO, além de encontros estratégicos com gestores de fundos verdes. Essas experiências visam não apenas fortalecer os laços entre as entidades envolvidas, mas também estimular a colaboração e o intercâmbio de conhecimentos para impulsionar ainda mais os estudos sobre o Hidrogênio Verde no Brasil.

No Piauí, a FAPEPI tem desempenhado um papel fundamental como uma das principais entusiastas no estudo do Hidrogênio Verde. Em parceria com instituições de ensino superior como a Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Instituto Federal do Piauí (IFPI), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAr), foi estabelecido o “Núcleo de Estudos em Energias Renováveis”. Esse núcleo tem como objetivo promover pesquisas direcionadas à produção de hidrogênio verde, aproveitando o vasto potencial energético do estado.

O Hidrogênio Verde desponta como uma fonte de energia limpa e altamente versátil, com aplicações diversas que incluem transporte, armazenamento de energia e indústrias de base. O Piauí, com sua rica abundância de recursos naturais, especialmente luz solar e ventos constantes, se apresenta como um candidato ideal para se tornar um importante produtor desta energia no Brasil, contribuindo significativamente para a transição para uma economia mais sustentável.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:5 de março de 2024