Em parceria com a FAPEPI, acadêmicos dos cursos de História, Pedagogia, Letras e Biologia da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídeo Nunes, protagonizaram uma iniciativa que vai muito além da academia, deixando um legado de transformação urbana e conscientização ambiental na cidade de Picos. O projeto “Ser Junco” que teve início em 2022, concluiu uma importante etapa na última sexta-feira (05), promovendo intervenções artísticas e de revitalização em um dos bairros do município.

O bairro Junco foi o epicentro das ações que envolveram a comunidade local e os acadêmicos universitários. Com o objetivo de promover a conscientização ambiental e a valorização da arte urbana, o projeto contemplou não apenas intervenções visuais, mas também ações práticas de recuperação e reutilização de materiais descartados.

Uma das iniciativas marcantes do “Ser Junco” foi a transformação de resíduos considerados inúteis em obras de arte e mobiliário urbano funcional. Os participantes dedicaram-se à pintura de murais nas paredes das escolas Miguel Lidiano e CETI Mário Martins, além de empreender esforços na coleta de lixo que se acumulava nas imediações das instituições de ensino. O cuidado com o espaço público foi evidenciado não apenas na remoção do lixo, mas também na restauração de um sofá abandonado, que recebeu nova vida através da intervenção dos acadêmicos.

A criatividade e o engajamento comunitário foram essenciais para a concretização do projeto. Utilizando pedaços de madeira provenientes de troncos de árvores e móveis antigos, os participantes realizaram verdadeiras obras de marcenaria improvisada, transformando esses materiais em cadeiras e bancos que agora adornam os espaços públicos do bairro. Essa abordagem sustentável não apenas contribuiu para a estética urbana, mas também para a promoção da reutilização e redução do desperdício.

Além das intervenções visuais e da criação de mobiliário urbano, o “Ser Junco” também deixou um legado verde para a comunidade. Mudas de árvores foram plantadas, evidenciando o compromisso dos participantes com a preservação ambiental e a promoção de espaços mais verdes e saudáveis na cidade.

O projeto “Ser Junco” não apenas embelezou o bairro e promoveu a consciência ambiental, mas também estabeleceu um importante diálogo entre a academia e a comunidade local. A parceria entre a UFPI, a FAPEPI e os moradores do bairro demonstra o potencial transformador da educação e da colaboração em prol do desenvolvimento sustentável e da melhoria da qualidade de vida urbana.

Com uma visão holística de revitalização urbana, o “Ser Junco” é um exemplo inspirador de como a união de esforços pode gerar impactos positivos tangíveis em comunidades locais, promovendo uma cultura de cuidado com o meio ambiente e de valorização do espaço público. Que iniciativas como essa continuem a florescer, inspirando outras comunidades a transformar desafios em oportunidades e a construir um futuro mais sustentável e inclusivo para todos.

FONTE: Cidades na Net com adaptações.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:10 de abril de 2024