Representantes da Coordenadoria Estadual de Juventude e do Instituto Federal do Piauí (IFPI) estiveram reunidos com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), professor João Xavier, para apresentar o balanço do diagnóstico da juventude do Piauí. A iniciativa, executada em parceria com a FAPEPI, visa analisar e compreender as demandas, desafios e potencialidades da juventude piauiense.

Durante o encontro nesta segunda-feira (04), os participantes compartilharam os resultados obtidos até o momento e discutiram estratégias para a continuidade e aprimoramento do projeto. Estiveram presentes os professores do IFPI, Fernando e Ricardo Ramos, o coordenador geral da COJUV, Everton Calisto e sua equipe envolvida na execução do projeto, bem como o diretor administrativo da FAPEPI, Ernaldo Vale e a diretora de desenvolvimento científico e tecnológico, Eliciana Vieira e membros da comunidade acadêmica interessados na temática da juventude.

O diagnóstico da juventude tem como objetivo central fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas mais eficientes e direcionadas às necessidades reais dos jovens do estado. A partir da coleta e análise de dados socioeconômicos, educacionais, culturais e de saúde, pretende-se construir um panorama abrangente e detalhado da realidade juvenil no Piauí.

Durante a apresentação do balanço, foram destacados os principais desafios enfrentados durante a execução do projeto, bem como os avanços e as perspectivas para os próximos passos. A troca de experiências e o diálogo entre os participantes foram fundamentais para identificar pontos de melhoria e oportunidades de ampliação do alcance do projeto.

” Em breve estaremos elaborando o documento final onde vamos expor todos esses dados e a partir disso ter informações mais precisas, pois até então a gente não tinha muitos dados de juventude e a partir deste documento que a gente está fazendo em parceria com a FAPEPI, a gente começa a ter dados frequentes e consistentes sobre a juventude”, destacou o coordenador geral da COJUV, Everton Calisto.

Durante a reunião, o presidente da FAPEPI, professor João Xavier, ressaltou a importância da parceria entre instituições públicas e da sociedade civil para o desenvolvimento de iniciativas que promovam o bem-estar e o desenvolvimento integral dos jovens piauienses. Segundo ele, investir na juventude é investir no futuro do estado.

Ao final do encontro, ficou estabelecido que novas etapas do projeto serão iniciadas em breve, com a continuidade da coleta e análise de dados, bem como a realização de atividades de mobilização e sensibilização junto aos jovens e suas comunidades. A expectativa é de que os resultados obtidos possam subsidiar políticas públicas mais eficazes e inclusivas, capazes de promover o pleno desenvolvimento da juventude no estado do Piauí.

• Última modificação do post:4 de março de 2024