Especialistas de diferentes partes do Brasil e do mundo estiveram reunidos no Centro de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no último dia 26 de outubro, para discutir avanços e desafios na área de polissacarídeos durante evento acadêmico.

O 1° Workshop INCT Polissacarídeos proporcionou um ambiente de aprendizado e colaboração para os participantes, e promoveu também palestras e debates conduzidos pelos professores doutores, Edvani Muniz, docente do Departamento de Química da UFPI e coordenador do projeto; e Lamartine Soares, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O evento contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e se destacou como um marco na pesquisa científica, promovendo a interação entre pesquisadores, acadêmicos e profissionais de diferentes estados do país como Rio Grande do Sul e Pernambuco e fora do Brasil como Portugal.

O presidente da FAPEPI, professor João Xavier, esteve presente no workshop e destacou a importância do projeto para a comunidade acadêmica e científica. “A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí se sente honrada por ter apoiado essa iniciativa e contribuir para o sucesso desse encontro. A pesquisa em polissacarídeos tem um potencial imenso para impactar diversas áreas, fortalecer a pesquisa em nosso estado e colocar o Piauí no mapa da pesquisa em polissacarídeos a nível global. Esse workshop foi um passo fundamental para promover a colaboração entre pesquisadores e impulsionar o avanço do conhecimento científico deste campo em território piauiense e a nível nacional. Parabenizamos a todos os envolvidos por essa conquista, a FAPEPI continuará apoiando iniciativas que promovam a inovação e o desenvolvimento científico em nossa região”, destacou.

Sobre o INCT Polissacarídeos

O INCT Polissacarídeos é um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia que tem como foco central o estudo dos polissacarídeos, que são macromoléculas essenciais em diversas áreas da ciência, incluindo a biologia, química, farmacologia e engenharia de materiais.

O objetivo é aproximar a academia dos setores industrial e de serviços, contribuir para a preservação de fontes não renováveis e para a diminuição de problemas ambientais relacionados ao uso de polímeros não biodegradáveis, buscando desenvolver e oferecer às comunidades cientifica, tecnológica, produtiva e de serviços, nacionais e internacionais, plataformas versáteis para o desenvolvimento de produtos e tecnologias sustentáveis, amplificando a importância da biodiversidade referente a estes materiais.

Também, desenvolver interação entre pesquisadores da área de polissacarídeos nas mais diversas regiões do pais e no mundo, por diversas ações de empreendedorismo, educação, pesquisa, extensão, mobilidade e internacionalização, incluindo a formação de recursos humanos nos mais diferentes níveis, para atuarem na geração de produtos e processos, estabelecendo pontes entre os setores acadêmico, industrial e de serviços, na iniciativa pública e/ou privada, divulgando assim, a importância do uso desses materiais, por meio de pesquisas integradas e workshops.

Assim como, fomentar a inovação, impulsionando a transferência de conhecimento, organizando atividades de P,D&I e difusão do conhecimento relacionados ao tema, possibilitando agregação de valor aos materiais polissacarídicos da biodiversidade brasileira, contribuindo assim, para o desenvolvimento do país e bem-estar da sociedade.

O INCT Polissacarídeos conta com uma equipe com mais de 70 pesquisadores nacionais e internacionais, espalhados pelas cinco regiões do país e por diversas instituições estrangeiras, dispondo de amplas e completas estruturas físicas, difundidas por todas as instituições envolvidas, com algumas chegando a mais de 1000 m2.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:27 de outubro de 2023