Estudantes do curso de Matemática da Universidade Federal do Piauí (UFPI), acompanhados pelos professores Barnabé Pessoa Lima, Humberto Soares e Mykael Cardoso, visitaram as instalações da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí na última quinta-feira (10).

A visita faz parte de uma atividade desenvolvida pela disciplina de História da Matemática cujo o objetivo é a colaboração com um projeto denominado “A História dos 50 Anos do Departamento de Matemática/UFPI”, que visa entrevistar pessoas que tiveram envolvimento com o DMatUFPI ao longo dos anos. O propósito é compilar um registro abrangente da trajetória de professores, ex-alunos e das contribuições significativas do Departamento para a sociedade.

Este ano o Departamento de Matemática completa 50 anos de existência, a ser celebrado em 28 de setembro de 2023. A celebração está programada para ocorrer durante a XI Jornada de Matemática da UFPI, um evento que conta com o apoio da FAPEPI.

No decorrer da visita à Fundação, os professores e estudantes tiveram a oportunidade de receber uma “aula” sobre a história da matemática no Piauí, ministrada pelo presidente da FAPEPI, João Xavier, que foi docente do referido Departamento por 33 anos e continua atuando na pós-graduação.

Na oportunidade, Xavier relatou sobre sua jornada desde os primeiros desafios enfrentados ao cursar o mestrado até o doutorado no Rio de Janeiro. Suas memórias também incluíram os primeiros seminários realizados com professores e alunos durante os fins de semana, e destacou a criação dos programas de mestrado e doutorado no Departamento, como o mestrado interinstitucional em 1996, o mestrado acadêmico em 2009 e o mestrado profissional em 2012. Destacou-se também a fundação dos programas de Doutorado Interinstitucional em 2013 e doutorado acadêmico em 2019.

A colaboração entre a UFPI e a FAPEPI tem se fortalecido ao longo dos anos e continua a gerar frutos valiosos. Durante a ocasião também foi discutido uma parceria entre o Centro de Ciências da Natureza da UFPI e o Governo do Estado. Essa colaboração visa a construção do Espaço Urbanístico de Socialização e Integração no Departamento de Matemática da UFPI. A intenção é criar um ambiente que promova a interação entre discentes e docentes, proporcionando condições ideais para estudos e pesquisas.

• Última modificação do post:14 de agosto de 2023