Em uma tentativa de levar o conhecimento produzido na universidade para além dos muros da academia. A Praça Rio Branco, em Teresina, foi palco de um importante evento científico de popularização da ciência e tecnologia nesta quarta-feira (08), o “Ciências na Praça”. A atividade que integra a programação da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), é uma realização da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em parceria com a CNPq, FAPEPI, SEDUC, SEBRAE-PI, FIOCRUZ e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O evento reuniu graduandos, mestres, doutorandos e professores dos cursos de Química, Engenharia de Materiais, Educação Física, Filosofia, Nutrição e Farmácia da UFPI para levar até a comunidade local e aos estudantes de escolas públicas, seus projetos e pesquisas com o intuito de mostrar os resultados alcançados e sua aplicabilidade no dia a dia.

“O intuito da Semana é fazer chegar a ciência até a população para que tenham consciência que fazemos algo de bom para a sociedade. Essa ciência e tecnologia que a gente desenvolve é para ser aplicada para a população, é o retorno que estamos dando à comunidade. Os incentivos que recebemos tanto do CNPQ quanto do MCTI, é para que o conhecimento não fique apenas na universidade, mas que alcance o máximo de pessoas possível e que elas possam usufruir daquilo que a gente desenvolve”, destacou Carla Verônica, professora do Departamento de Química e coordenadora do evento.

O “Ciências na Praça” promoveu uma experiência interativa onde o público, especialmente os estudantes da rede pública, puderam dialogar diretamente com cientistas e pesquisadores, fazer perguntas, participar de demonstrações práticas e ampliar seu entendimento sobre ciência e tecnologia.

Caroline Gomes estudante do CETI Maria Modestina Bezerra, destacou que participar deste momento científico foi uma forma de adquirir novas experiências e até mesmo conhecer mais sobre as possíveis carreiras que deseja seguir futuramente. Para Caroline, o “Ciências na Praça” também foi uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos sobre animais e informações sobre saúde, o que considera muito importante enquanto estudante.

Em um momento em que o planeta enfrenta desafios ambientais e a necessidade de soluções ecoconscientes, o evento contemplou a proposta da 20° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano tem como tema “ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”. Na oportunidade, foram apresentados projetos relacionados à conservação do meio ambiente, uso responsável dos recursos naturais e estratégias para um futuro mais equitativo e ecologicamente consciente.

“ Na química temos duas tendas: uma falando sobre o uso do sabão no cotidiano, os benefícios, sua importância e expondo os risco de fazer essa utilização em casa. Temos também um stand sobre o uso cultural de plantas medicinais no nordeste, especificamente as plantas que as pessoas costumam usar diariamente. É muito importante fazer essa popularização, trazer para as pessoas que não entendem muito do assunto a aplicabilidade dessas plantas no dia dia”, afirmou Rubens Soares, graduando e representante do Centro Acadêmico de Química da UFPI.

A proximidade entre a academia e a comunidade fortalece a colaboração e o elo entre a pesquisa e a vida cotidiana. Para o professor Gustavo Silvano, do departamento de Filosofia da UFPI, a proposta de popularizar a ciência e o conhecimento produzido dentro das instituições de ensino superior é fundamental, pois é uma forma de mostrar à comunidade o que a universidade tem feito, quais as contribuições que a academia pode dar para além da formação profissional dos estudantes como contribuir com os debates e demandas da sociedade.

O trabalho conjunto das instituições de ensino superior como a UFPI juntamente com o CNPq, FAPEPI, SEDUC, SEBRAE-PI,FIOCRUZ e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), na promoção de eventos como o “Ciências na Praça”, demonstra o compromisso com o avanço da pesquisa e inovação no Piauí. “A ciência desempenha um papel crucial no progresso de nossa sociedade, e eventos como este permitem que a comunidade se envolva e aprecie os avanços da pesquisa. É uma oportunidade de inspirar jovens e a comunidade em geral a se apaixonar pela ciência, reconhecendo seu potencial transformador em nossas vidas. Estamos orgulhosos de fazer parte da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, contribuindo para a disseminação do conhecimento e a construção de um futuro mais promissor e inovador”, destacou o presidente da FAPEPI, professor João Xavier.

O “Ciências na Praça” é um convite a todos para celebrar o conhecimento, a inovação e a ação em prol de um futuro mais próspero. A realização do evento, é um exemplo de como a ciência e a tecnologia podem ser aplicadas para o benefício da sociedade e de um mundo mais sustentável.

• Última modificação do post:9 de novembro de 2023