Uma importante reunião de alinhamento marcou os preparativos para a realização da I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí, na última quarta-feira (21). O encontro, que contou com a presença da comissão organizadora, representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), teve como objetivo discutir estratégias essenciais para o sucesso do evento, agendado para ocorrer dia 26 de março.

A I Conferência Estadual integra a programação da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que acontecerá de 4 a 6 de junho de 2024, em Brasília. Este evento representa uma oportunidade ímpar para a comunidade científica e acadêmica do estado do Piauí se conectar e debater questões relevantes para o avanço da ciência, tecnologia e inovação.

Durante a reunião, foram delineadas as próximas etapas que guiarão os esforços até a concretização da Conferência Estadual. Com a participação de instituições como o Instituto Federal do Piauí (IFPI), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI), além da colaboração da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Piauí) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC – Regional Piauí), a iniciativa promete uma abordagem abrangente e enriquecedora.

Um dos pontos de destaque é a realização de Conferências Territoriais em diversas cidades estratégicas do Piauí, como Floriano, Picos, Bom Jesus, Parnaíba e Teresina. Esses eventos, que antecedem a conferência estadual, visam envolver atores locais e garantir uma representação diversificada, abrangendo diferentes áreas geográficas e segmentos da sociedade.

Cada instituição de ensino envolvida assumirá a responsabilidade de coordenar ações em territórios específicos, consolidando uma dinâmica participativa e inclusiva. Essa descentralização contribuirá para a ampliação do diálogo e o fortalecimento das redes de colaboração entre as diversas regiões do estado.

A I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí representa um marco significativo para o desenvolvimento científico e tecnológico da região. Um evento de alto nível, que vai estimular a troca de conhecimento, fomentar a inovação e contribuir para a construção de soluções que atendam às demandas locais e nacionais.

Com a colaboração ativa da FAPEPI e demais instituições parceiras, a expectativa é de que a Conferência Estadual proporcione um ambiente propício para o surgimento de novas ideias, parcerias e projetos que impulsionem o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do Piauí e do Brasil como um todo.

Clique aqui para mais informações.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:22 de fevereiro de 2024