Na última quarta-feira (8), o plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (ALEPI) foi o cenário de uma celebração marcante, quando o Departamento de Matemática da Universidade Federal do Piauí (UFPI) comemorou seus 50 anos de excelência acadêmica. A solenidade de comemoração foi uma proposição da própria ALEPI, que destacou a importância da matemática no desenvolvimento científico e tecnológico do estado.

O evento reuniu uma gama diversificada de autoridades, acadêmicos e figuras proeminentes da sociedade piauiense. Destacando-se entre as autoridades presentes estava o presidente da Academia de Ciências do Piauí (ACIP), José de Arimatéia, que enalteceu o impacto do Departamento de Matemática na formação de profissionais altamente desenvolvidos.

Participação do Presidente da FAPEPI, João Xavier

Durante a solenidade, representando o governador, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI), João Xavier, proferiu palavras sobre prosperidade, destacando o compromisso da FAPEPI em apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento científico e tecnológico do estado. “O Departamento de Matemática da UFPI desempenha um papel fundamental na formação de profissionais e na pesquisa matemática, que é uma base para o progresso em diversas áreas. A FAPEPI está comprometida em apoiar e promover o crescimento da ciência e da tecnologia em nosso estado”, afirmou João Xavier.

Deputado Fábio Novo e a Importância da Matemática

O Deputado Fábio Novo, idealizador da solenidade, destacou a relevância da matemática como base fundamental para o desenvolvimento do estado do Piauí. “A matemática é uma disciplina essencial para o avanço da ciência, tecnologia e inovação. A UFPI e seu Departamento de Matemática desempenham um papel vital na formação de profissionais que impulsionam o crescimento de nossa região”, afirmou o deputado.

Homenagens aos Professores e Ex-Deputado Nazareno Fonteles

A solenidade também foi marcada por homenagens emocionantes aos professores do Departamento de Matemática que desempenharam um papel fundamental em sua história de sucesso. O ex-deputado federal Nazareno Fonteles, um ilustrador membro do corpo docente do departamento, foi reconhecido por suas contribuições notáveis ​​à educação matemática na região.

O evento se encerrou com a certeza de que o Departamento de Matemática da UFPI continuará a desempenhar um papel essencial no avanço da matemática, na formação de profissionais de alta qualidade e no desenvolvimento do estado do Piauí. A comemoração dos 50 anos do departamento é um marco importante na história da matemática no estado, reafirmando seu compromisso com o conhecimento matemático e seu impacto na sociedade.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:9 de novembro de 2023