Em uma iniciativa que promete otimizar o diagnóstico e monitoramento de saúde pública no estado do Piauí, o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) está buscando uma parceria estratégica com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI). O objetivo principal é viabilizar o funcionamento de um laboratório específico dentro do LACEN, equipado com tecnologia de ponta, que requer expertise técnica especializada para sua operação.

O laboratório em questão abriga um equipamento de última geração, comumente encontrado em institutos de pesquisa e universidades, altamente especializado e voltado para estudos avançados. No entanto, sua implementação operacional no âmbito do LACEN representa um desafio, dada a necessidade de profissionais qualificados para garantir seu pleno funcionamento.

Em reconhecimento dessa demanda, o diretor geral do LACEN, Fabrício Amaral, esteve reunido com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, professor João Xavier, o Assessor da FAPEPI, Ciro Sá, a Diretora de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Eliciana Vieira, o Diretor Técnico-Científico, Pedro Soares e o professor do curso de Farmácia da UFPI, Maurício Amaral na terça-feira (06), para solicitar uma parceria com a Fundação, visando obter apoio na forma de bolsas de pesquisa, contratação de pesquisadores ou suporte técnico especializado. Essa colaboração tem o potencial de alavancar não apenas o desempenho do LACEN, mas também o desenvolvimento científico e tecnológico no estado.

Para isso, será elaborado um projeto que envolve também a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Estas instituições de ensino superior possuem um corpo docente e técnico altamente capacitado, que poderá contribuir significativamente para suprir a demanda técnica identificada no LACEN.

A implementação eficaz desse projeto é de extrema importância para a saúde pública do estado do Piauí. Como o principal laboratório de análises voltado para a saúde pública, o LACEN desempenha um papel vital na detecção e prevenção de doenças, bem como na promoção de políticas de saúde baseadas em evidências.

Segundo o diretor geral do LACEN, Fabrício Amaral, ao colocar em funcionamento o equipamento específico mencionado, o Laboratório estará em condições de fornecer um suporte ainda mais robusto à Vigilância Sanitária do estado. Isso, por sua vez, contribuirá diretamente para a proteção e promoção da saúde da população, garantindo a eficácia das políticas de saúde pública implementadas no estado do Piauí.

Diante desse cenário, a colaboração entre a FAPEPI, o LACEN e as universidades locais emerge como um passo crucial para fortalecer a infraestrutura de saúde e pesquisa no estado, bem como para garantir um serviço de saúde pública de qualidade e eficaz para todos os cidadãos piauienses.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:8 de fevereiro de 2024