O lançamento da plataforma “Se Cuida” ocorreu na quarta-feira (07), contando com a presença da diretora de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da FAPEPI, professora Eliciana Vieira, que representou a Fundação durante o evento. Também estiveram presentes o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, e o vice-reitor da UESPI, professor Jesus Abreu, demonstrando o apoio institucional e a relevância atribuída ao projeto.

Resultado de uma parceria estratégica entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) , a iniciativa visa promover o bem-estar e a saúde mental de servidores e magistrados do Judiciário piauiense.

As atividades do projeto “Se Cuida”, iniciaram nesta quinta-feira (08). Serão desenvolvidas ações permanentes de educação, promoção da saúde e atenção à saúde mental no ambiente laboral do TJ-PI. As atividades estão agendadas para ocorrer às terças e quintas, a partir das 9h, na sala multiuso do prédio administrativo do Palácio da Justiça, proporcionando um espaço dedicado ao autocuidado e à busca pelo equilíbrio emocional.

Além das intervenções presenciais semanais, o programa incorporará atividades complementares, tanto presenciais quanto virtuais, valendo-se do auxílio da inteligência artificial e do uso de chatbots para mensurar a variação de humor e comportamento dos participantes. Essa abordagem inovadora permitirá um acompanhamento mais próximo e personalizado, contribuindo para a identificação precoce de possíveis sinais de estresse ou sobrecarga emocional.

O “Se Cuida” representa um passo significativo na valorização da saúde mental no ambiente de trabalho, reconhecendo a importância do bem-estar dos colaboradores para a eficiência e qualidade dos serviços prestados pelo Tribunal de Justiça do Piauí. Ao promover um ambiente mais saudável e acolhedor, o projeto reafirma o compromisso das instituições envolvidas com o cuidado integral daqueles que dedicam suas habilidades e esforços ao serviço público.

FONTE: TJ-PI com adaptações.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:8 de fevereiro de 2024