Aconteceu em Teresina nesta terça-feira (30), a Feira de Negócios do Programa Centelha 2 PI, iniciativa resultante da colaboração estratégica entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Governo do Estado, SEBRAE, SUDENE, FNDCT, FINEP, MCTI, CONFAP, CNPQ e Fundação CERTI. O evento, que marca o encerramento da Etapa de Acompanhamento do Programa, apresentou as empresas capacitadas durante a segunda edição do Centelha Piauí.

Na oportunidade estiveram presentes autoridades, empreendedores, investidores, especialistas e representantes das instituições parceiras, consolidando-se como um espaço de networking e oportunidades para os participantes. A abertura institucional do evento contou com a participação do reitor da UESPI, Evandro Alberto, do presidente da FAPEPI, professor João Xavier e do superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, que parabenizaram a realização do programa Centelha 2 PI e destacaram os próximos projetos para o desenvolvimento do Piauí e do Nordeste.

Evandro Alberto, reitor da UESPI.

“Parabenizo toda a equipe da FAPEPI pelo trabalho que vocês estão realizando hoje aqui, oportunizando as pessoas a conhecerem essas iniciativas, o desenvolvimento desse grande trabalho com startups através do programa Centelha. Dizer João Xavier e pesquisadores que nós fizemos uma iniciativa que também pudesse incentivar os nossos pesquisadores, que nós chamamos de UESPI TECH, para que a gente possa juntos oportunizar cada vez mais oportunidades aos nossos pesquisadores. Estão de parabéns todos vocês que integram essa cadeia de desenvolvimento, principalmente, fomentando vários projetos com startups”, destacou o reitor da UESPI, Evandro Alberto.

professor João Xavier, presidente da FAPEPI.

“Nossa equipe da FAPEPI juntamente com o SEBRAE e CERTI fizeram um trabalho extraordinário. Nós já estamos prevendo para 2024 em parceria com a SUDENE, um edital em torno de 40 milhões em bolsas para 9 estados do Nordeste. Isso em parceria com o SEBRAE que vai entrar com 23 milhões, as fundações com 7 milhões e 500 mil e a SUDENE aproximadamente 9 milhões. São iniciativas importantes para que esse ecossistema possa de fato sobreviver e as ideias inovadoras possam sobreviver por mais tempo. Nós estamos esperando lançar o TECNOVA 3, que também é um programa importante, em parceria com a FINEP, CNPQ e Governo do Estado. O TECNOVA 3 vai ser lançado em março no valor de 12 milhões e 500 mil reais, contrataremos 36 empresas. Essas empresas hoje, startups que estão expondo para nós, estão fortemente candidatas a serem contempladas dentro desse edital”, enfatizou João Xavier, presidente da FAPEPI.

Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral. Foto: Arthur de Souza.

“Nós temos um conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas que colocam a Inovação como eixo estratégico do desenvolvimento do Nordeste. Por isso, fomos buscar parcerias importantes para que a gente possa levar pesquisa, ciência e inovação a todo o Nordeste brasileiro. Então, estamos fazendo uma parceria estratégica com um conjunto de startups que estão a partir das suas experiencias recebendo apoio para que possam gerar desenvolvimento econômico, e sobretudo inclusão social, é este o papel da SUDENE, reduzir desigualdades regionais. Então, quero parabenizar, aqueles que estão hoje sendo parceiros da SUDENE nesse processo”, afirmou Danilo Cabral, superintendente da SUDENE.

Após a abertura oficial, a programação do evento incluiu uma mesa redonda com o tema “Oportunidades de Fomento e Captação de Recursos Financeiros para Negócios Inovadores”. O debate foi mediado pelo gerente da unidade de Inovação do SEBRAE-PI, Samuel Moraes, e contou com a participação de Feliphe Araújo, diretor- presidente da Piauí Fomento, Cristiano Vargas, vice-presidente de Inovação da Investe Piauí, Adalton Sena, Investidor Anjo e Gabriel Macêdo Rodrigues, gerente de Produtos e Serviços do Hubine – Hub de Inovação do Banco do Nordeste (Fortaleza).

Mesa redonda “Oportunidades de Fomento e Captação de Recursos Financeiros para Negócios Inovadores”.

Além da mesa redonda, a Feira proporcionou a exposição das soluções desenvolvidas pelas startups participantes do Programa. Os presentes puderam conhecer de perto os projetos inovadores e interagir com os empreendedores responsáveis por sua concepção e desenvolvimento.

Entre os projetos e soluções inovadoras expostos estão o biossensor para diagnóstico de Tuberculose, o desifectante (bactericida) produzido com urucum e Nano partículas de prata, a manteiga de Tucum, o requeijão natural sem lactose, a geleia de Bacuri, a Kombucha (bebida gaseificada a partir da fermentação de chá preto), o Patê Proteico para pets e o aplicativo de mobilidade “Me Leva Aí”, no estilo Uber e 99.

A Feira de Negócios do Programa Centelha 2 PI reforçou o compromisso das instituições parceiras com o fortalecimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo no estado, consolidando o Piauí como um polo promissor para o desenvolvimento de ideias transformadoras e negócios inovadores.

Sobre o Programa Centelha 2 PI

O Programa Centelha 2 PI tem como propósito estimular a criação de empreendimentos inovadores no estado, apoiando projetos que promovam o desenvolvimento econômico e social da região. O programa é fruto da parceria entre diversas instituições comprometidas com o fomento à inovação e ao empreendedorismo, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(FNDCT), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e Fundação CERTI.

A segunda edição do Programa recebeu um expressivo número de inscrições, com 416 ideias inovadoras submetidas. Após o processo de recrutamento, capacitação e seleção, 64 projetos foram aprovados e contemplados com até R$53.340 em subvenção econômica, além de suporte ao desenvolvimento dos negócios e acesso facilitado a parceiros.

As temáticas dos projetos aprovados abrangem áreas como Tecnologia Social, Inteligência Artificial e Machine Learning, Química e Novos Materiais, Biotecnologia e Genética, TI e Telecom, Big Data, Nanotecnologia, Automação, Segurança, Privacidade e Dados, e Internet das Coisas (IoT).

Entre os principais setores de aplicação das soluções estão: Saúde e Bem Estar, Agronegócio, Educação, Comércio e Varejo, Fabricação de Alimentos e Bebidas.

Os projetos participantes são provenientes de diversas localidades do estado, incluindo Teresina, Parnaíba, Picos, Arraial, Esperantina, Floriano e São Raimundo Nonato. Esse amplo alcance geográfico destaca a abrangência e o impacto do Programa Centelha 2 PI na promoção da inovação em diferentes regiões do Piauí.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:31 de janeiro de 2024