Em uma emocionante cerimônia realizada no Quilombo Marinheiro, situado a 30 km do município de Piripiri, no estado do Piauí, uma biblioteca foi inaugurada como parte da celebração da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Este projeto pioneiro contou com o apoio direto da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), e da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A biblioteca é fruto do esforço conjunto de diversas pesquisadoras e bolsistas, incluindo Liana Ibiapina, Elaine Nascimento, Kerla Monteiro, Maria Luísa Pires, Amanda Melo e Luís Carlos Costa, todos vinculados à Fiocruz Piauí.

Parceria Fiocruz, FAPEPI e UFPI possibilitou a criação de uma biblioteca com coleção diversificada de livros, revistas e outros materiais de leitura.

A implantação da biblioteca no Quilombo Marinheiro é um exemplo inspirador de como a pesquisa científica e o compromisso social podem se unir para transformar vidas e comunidades. O projeto se destacou não apenas por fornecer acesso à informação, mas também por preservar a rica herança cultural do quilombo e promover o desenvolvimento sustentável da região.

História e Cultura do Quilombo Marinheiro

O Quilombo Marinheiro é uma comunidade historicamente significativa no Piauí, cuja história está entrelaçada com a resistência à escravidão e a preservação das tradições afro-brasileiras. Ao longo dos anos, o quilombo manteve viva sua cultura, música, dança e culinária, tornando-se um símbolo da identidade afrodescendente na região.

Entretanto, as limitações de acesso a recursos educacionais, como livros e materiais didáticos, representava um desafio significativo para as futuras gerações do quilombo. Isso criava uma disparidade de oportunidades educacionais que a equipe da Fiocruz Piauí estava determinada a combater.

Um Projeto de Parceria e Compromisso Social

A parceria Fiocruz, FAPEPI e UFPI possibilitou a criação de uma biblioteca que abriga uma coleção diversificada de livros, revistas e outros materiais de leitura. Além disso, o espaço servirá como um centro de aprendizagem com acesso à internet e a orientação de profissionais que ajudarão os moradores a aproveitar ao máximo os recursos disponíveis.

Liana Ibiapina, pesquisadora da Fiocruz Piauí, enfatiza a importância do projeto: “Esta biblioteca é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento educacional e cultural do Quilombo Marinheiro. Estamos comprometidos em fortalecer as raízes culturais desta comunidade enquanto investimos em seu futuro.”

Elaine Nascimento, outra pesquisadora envolvida no projeto, destaca que o acesso à informação é fundamental para o empoderamento das pessoas. “Queremos proporcionar às crianças e jovens do quilombo a oportunidade de sonhar e construir um futuro melhor, sem perder de vista sua história e identidade.”

A Biblioteca e o Futuro

A biblioteca não é apenas um local de leitura; é um símbolo de esperança para o Quilombo Marinheiro. Com a ajuda de voluntários, assim como bolsistas e pesquisadores comprometidos, como Amanda Melo e Luís Carlos Costa, a comunidade poderá desenvolver habilidades de leitura, pesquisa e aprendizado que impulsionarão o progresso e a igualdade de oportunidades para todos.

Maria Luísa Pires, auxiliar de pesquisa, ressalta: “Este é um marco importante para o quilombo e para todos nós que trabalhamos nesse projeto. Estamos ansiosos para ver o impacto positivo que terá nas vidas das pessoas daqui.”

A inauguração da biblioteca no Quilombo Marinheiro, como parte da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, é um testemunho da importância da colaboração entre instituições de pesquisa e comunidades locais. Este projeto exemplar demonstra como o conhecimento pode ser uma ferramenta poderosa na promoção da igualdade e na preservação das tradições culturais.

A comunidade do Quilombo Marinheiro, com o apoio da Fiocruz, FAPEPI e UFPI, está pronta para escrever um novo capítulo em sua história, com a biblioteca como um farol de conhecimento, esperança e oportunidade. A inauguração deste espaço é um lembrete de que, com dedicação e compromisso, é possível superar desafios e transformar vidas para melhor.

• Última modificação do post:18 de outubro de 2023