Uma abertura marcante deu início, na manhã desta quarta-feira (24), ao III Encontro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica. A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) é a sede oficial dessa edição do evento, que acontece em Teresina com apoio da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e de outras instituições brasileiras e estrangeiras.

O Observatório segue até o próximo dia 26 de maio e tem por objetivo investigar contradições e perspectivas emergentes em propostas e experiências de inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica desenvolvidas no processo de formação de educadores em universidades nacionais e internacionais.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) mais uma vez é instituição parceira de fomento em uma grande iniciativa. A gerente Técnica Científica da Fapepi, Eliana Abreu, foi quem representou a instituição na abertura do encontro. Ela parabenizou as universidades envolvidas e também explicou ao público o papel da Fundação enquanto instituição de fomento.

/

O coordenador local do evento, professor Dr. Jânio Jorge Vieira de Abreu, agradeceu a presença, em especial dos colaboradores, que vieram de outros estados e representantes de outros países, como México e Chile. Também agradeceu às coordenadoras gerais: profª PhD Mônica Pereira dos Santos (UFRJ) e profª Dra. Mylene Cristina Santiago (UFF) por conceder a oportunidade de trazer o evento para Teresina.

Para ele é um grande privilégio poder intercambiar conhecimento com tantas realidades diferentes. “É muito importante que essa discussão esteja acontece em nossa universidade estadual, porque para nós é um espaço para também expor aquilo que estamos pensando e fazendo sobre esses dois eixos temáticos”, explicou o professor Jânio Jorge.

Já o discurso do reitor da UESPI, professor Dr. Nouga Batista Cardoso, encerrou a solenidade de abertura deixando um rastro de emoção em todo o público presente. Isso porque o reitor não segurou as lágrimas ao trazer à memória toda a sua trajetória enquanto estudante de tal forma que o tema ‘inclusão’ tornou-se uma conquista profissional e pessoal, tanto para ele quanto o amigo de infância, o professor Jânio.

“Não tenho dúvida que a minha história, esse auditório marcará para sempre. Foi aqui a minha posse como reitor e hoje acontece esse grandioso evento, discutindo inclusão, justamente em um centro onde estão lotados cursos que têm uma espécie de tradição social em ser pouco acessíveis. Os olhos da sociedade devem estar igualmente dirigidos à todos”, disse em seu discurso.

• Última modificação do post:24 de maio de 2017