Um momento único para os amantes da ciência será a próxima edição da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, que acontece no período de 23 a 29 de outubro em todos os estados do país. Em Teresina, várias instituições de pesquisa, ensino e afins já começam a divulgar suas programações.

No dia 25 de outubro, que será a quarta-feira da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, acontece o chamado “Dia C da Ciência”. A ideia foi do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP). O objetivo dessa data será promover uma mobilização nacional envolvendo as instituições de ensino superior e de pesquisa em todo o país. Haverá exposição de trabalhos científicos e promoção de oficinas na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e também na Praça Pedro II, no centro da cidade. O horário de visitação será das 9h às 18h.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) é uma das instituições que tem se movimentado em prol do sucesso de toda essa programação. O presidente da Fapepi, vai participar de uma importante mesa redonda no I Seminário Interdisciplinar do Gepebic (I Sigepebic). Esse evento, que acontece em alusão à Semana Nacional, será dia 26 de outubro às 18h no auditório do Instituto Superior de Educação Antonino Freire (ISEAF).

O seminário trabalhará o tema: “Ciência, Tecnologia e Sociedade: diálogos possíveis e necessários”. Vale ressaltar que o evento é promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Biblioteconomia e Ciência da Informação (Gepebic), vinculado à Pro-Reitoria de Pesquisa e Pos-Graduação (PROP) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

A Fapepi também organiza, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet) e a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), mais uma edição da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia, a PiauíTec. A proposta aqui é disseminar a Semana Nacional de Ciência, estimulando estudantes a desenvolverem projetos na área da robótica, física, química e engenharia.

A PiauíTec trabalha esse ano com o tema ‘A Matemática está em tudo’ e será realizada no Parque da Cidadania, às 17 horas, com entrada gratuita. A programação da Feira incluirá a outorga do Prêmio Jovem Cientista 2017, que reuniu variados projetos nas seguintes áreas: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharia, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais e Aplicadas, Ciências Humanas; e Linguística, Letras e Artes. O prêmio recebeu este ano inscrições de estudantes das escolas da Educação Básica e Profissional Tecnológica de Teresina e das demais cidades do Piauí de diferentes Instituições Educacionais.

Para o presidente da Fapepi, é extremamente importante que as instituições se empenhem a valorizem esse momento. “Estamos dando total atenção e apoio à programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia porque é um momento único de culminância para a popularização da ciência. Também é uma vitrine para nossos jovens, estudantes e pesquisadores terem a oportunidade de aprender mais e se inteirar das potencialidades em pesquisa dentro do nosso estado e do nosso país”, reforçou Guedes. Outra novidade é que durante a PiauíTec a Fapepi lançará mais um de seus editais de apoio à Popularização da Ciência.

• Última modificação do post:20 de outubro de 2017