O assentamento Marrecas, localizado no município de São João do Piauí, foi palco de uma importante oficina do workshop do Programa de Melhoramento Genético “Uvas do Brasil”. O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), João Xavier, juntamente com pesquisadores da Embrapa Meio-Norte, Valdemício Ferreira e Eugênio Emérito, e da Embrapa Uvas e Vinho, Patrícia Rischel e João Dimas, visitaram in loco e participaram ativamente da troca de conhecimentos com os produtores locais.

Workshop realizado no assentamento Marreca é uma iniciativa importante para o impulsionamento da fruticultura no Piauí.

A oficina faz parte do Programa de Fruticultura do Piauí (Profruti), financiado pela FAPEPI com um investimento de cerca de 4 milhões de reais, e tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento da produção de uvas no estado, por meio de ações de melhoramento genético, capacitação técnica e intercâmbio de experiências.

Lurdinha, proprietária e uma das produtoras beneficiadas do Profruti no assentamento Marrecas, recebeu a visita dos representantes do programa e compartilhou suas experiências e desafios no cultivo de uvas. A troca de conhecimentos entre os pesquisadores da Embrapa Meio-Norte e Embrapa Uvas e Vinho com os produtores locais foi fundamental para identificar as necessidades específicas da região e fornecer orientações e soluções adequadas.

São João do Piauí é conhecida como capital da uva e o intuito do evento foi fomentar o desenvolvimento da produção de uva na região.

Durante o workshop, foram abordadas diversas temáticas relacionadas ao melhoramento genético das uvas, como seleção de variedades mais adaptadas às condições climáticas do Piauí, técnicas de manejo, controle de pragas e doenças, colheita e pós-colheita, além de estratégias para a melhoria da qualidade e produtividade das vinícolas locais.

O presidente da FAPEPI, juntamente com os pesquisadores da Embrapa, destacou a importância do investimento em pesquisa e inovação para o fortalecimento da fruticultura no estado. A parceria entre as instituições e o intercâmbio de conhecimentos entre os produtores e especialistas foram enaltecidos como elementos fundamentais para impulsionar o desenvolvimento sustentável da produção de uvas no Piauí.

A oficina realizada no assentamento Marrecas, com a participação do presidente da FAPEPI, professor João Xavier, reafirma o compromisso das instituições envolvidas em promover o desenvolvimento agrícola sustentável no Piauí. A troca de conhecimentos entre os pesquisadores da Embrapa, os produtores locais e as ações do Programa de Melhoramento Genético “Uvas do Brasil” são passos importantes para impulsionar a fruticultura no estado, gerando emprego, renda e oportunidades para os agricultores piauienses.

Autoridades, pesquisadores da Embrapa e produtores locais marcando presença em workshop no assentamento Marrecas.
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:19 de julho de 2023