O projeto dos pesquisadores do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais, Emergentes e Negligenciados (CIATEN), em parceria com a UFPI, intitulado “Inquérito sorológico de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e fatores associados em diferentes grupos etários” foi selecionado pela Chamada MCTIC/CNPq/FNDCT/MS/SCTIE/Decit Nº 07/2020 – Pesquisas para enfrentamento da covid-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves.

O objetivo da pesquisa é estimar a magnitude e evolução da soroprevalência do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Isto é, a frequência de indivíduos em uma população que possam apresentar um determinado elemento no soro sanguíneo como anticorpos e sua associação com aspectos epidemiológicos em diferentes grupos etários no Piauí. 

A partir da estimativa da soroprevalência de infecção por SARS-CoV-2 e do dimensionamento da distribuição da infecção nas diferentes regiões do Piauí, poderão ser desenvolvidas estratégias de prevenção e assistência. Tais resultados visam contribuir para o planejamento adequado da assistência hospitalar e de ações de prevenção guiadas pela soroprevalência específica no estado.

Para tanto, será realizado um inquérito sorológico seriado de quatro etapas, de base populacional, em amostra representativa nos municípios-sede de cada território de desenvolvimento: Parnaíba, Piripiri, Teresina, Campo Maior, Picos, Oeiras, Valença do Piauí, Floriano, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Uruçuí.

Os participantes serão entrevistados sobre aspectos sociodemográficos; sintomas potencialmente relacionados à COVID-19, comorbidades, utilização de serviços de saúde, adoção das medidas de distanciamento social e conhecimento sobre as medidas de prevenção da doença. Também serão realizados exames de sangue para comprovar a infecção pelo SARS-CoV-2. 

A pesquisa será coordenada pelo professor Dr. Márcio Dênis Medeiros Mascarenhas, do  Centro de Inteligência em Agravos Tropicais, Emergentes e Negligenciados (CIATEN) e Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade, ambos vinculados à Universidade Federal do Piauí (UFPI), em colaboração com os pesquisadores: Dr. Carlos Henrique Nery Costa – CIATEN/UFPI, Dra. Dorcas Lamounier Costa – CIATEN/UFPI, Dra. Francisca Miriane de Araújo Batista  – CIATEN, Dra. Malvina Thaís Pacheco Rodrigues – CIATEN/UFPI, Dra.Veruska Cavalcanti Barros – CIATEN/UFPI e Dra. Natália Pereira Marinelli – UFPI.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Última modificação do post:15 de setembro de 2020