Com o sucesso do Seminário de Avaliação Final do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) deste ano, um novo convênio está sendo delineado para 2024.

FAPEPI e coordenação do PPSUS unidos pelo fortalecimento da saúde pública piauiense.

Após reunião entre o presidente da FAPEPI, João Xavier e a coordenadora nacional do PPSUS, Marge Tenório na última quarta-feira (20), a expectativa é que o próximo evento seja maior. O planejamento e os trabalhos devem iniciar ainda este ano na busca pela cooperação entre estados, pesquisadores visitantes, formação de recursos humanos bem como a colaboração entre projetos de diferentes áreas que possam trazer impactos positivos para a saúde pública no Piauí.

“Neste momento estamos em uma conversa inicial, existe a possibilidade da internacionalização da pesquisa no estado, da cooperação com outros estados do país e ampliação dessa rede de pesquisa em saúde. Os trabalhos que foram apresentados nessa edição a gente percebeu que os resultados foram muito consistentes e robustos, podendo ser utilizados pela Secretaria de Saúde sem dúvida e o fato de ter a participação de muitos técnicos participando da avaliação dos projetos engrandece muito o programa. A partir desses técnicos é que esses resultados podem ser levados à Secretaria de Saúde e compartilhado com as áreas técnicas para serem usados, esse é o principal objetivo do programa”, destacou a coordenadora nacional do PPSUS, Marge Tenório.

Marge Tenório ainda acrescentou que o Piauí está de parabéns, as pesquisas foram muito satisfatórias e o PPSUS além de fomentar a ciência, a tecnologia e fortalecer a saúde pública no estado, é importante para que os resultados obtidos sejam aplicados para população e implementação de muitas pesquisas. Contudo, vai depender de força política, de recursos que precisam ser aportados para implementação e outras questões que são avaliadas.

O PPSUS é um programa nacional que visa financiar pesquisas que atendam às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico em saúde. Ele representa um investimento estratégico para melhorar a qualidade dos serviços, promovendo a inovação e a disseminação do conhecimento científico.

O Programa conta com a colaboração de diversas instituições a nível nacional como o Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT) do Ministério da Saúde (MS) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No território piauiense, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI) e a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) fazem parte dessa rede que visa promover a pesquisa em saúde e aprimorar a gestão compartilhada no setor.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:21 de setembro de 2023