Durante a tarde do último domingo, 10, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), realizou dentro do Salão do Livro do Piauí (Salipi), o lançamento das obras que receberam apoio através do edital de Auxílio à Publicação Científica.

O Salipi que ocorre anualmente dentro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), possui parceria com a Fapepi desde 2016, para dar oportunidade aos pesquisadores de apresentarem seus estudos como forma de popularizar o conhecimento científico.

O presidente da Fapepi, Francisco Guedes falou de ver mais uma vez a Fapepi participando do evento.

“Ficamos felizes em apoiar essas obras, agradeço imensamente a Fundação Quixote e a Universidade Federal por mais uma oportunidade de trazermos nossos pesquisadores para este espaço, é uma parceria que ainda tem muito para apresentar”.

width=460

O pesquisador Fauston Negreiros autor do livro, “Pesquisas em Psicologia e políticas públicas educacionais: Desafios para enfrentamentos à exclusão”, falou sobre a importância do apoio da Fapepi para conseguir publicar.

Trata-se de uma construção conjunta de colegas pesquisadores que envolve a demanda da psicologia e a política educacional. A obra propõe uma reflexão sobre a prática do psicólogo, sobretudo, nos espaços não elitizados. Eu sou o único autor piauiense da obra e gostaria de ressaltar, que entre os diferentes autores, tentamos financiamento nos mais variados estados nas cinco regiões do país, mas só conseguimos aqui. Então, é um aspecto para enaltecer mesmo a Fapepi, afirmou o pesquisador.

Um dos coordenadores do Salipi, professor Luiz Romero, destacou os reflexos de uma sociedade que mantém o hábito da leitura.

“Esse ano nosso tema foi: “Uma casa sem livros é um corpo sem alma”, nós queremos mostrar que existe um abismo entre quem lê, quem pesquisa e quem não mantém esse tipo de costume. Precisamos valorizar ainda mais a leitura para termos uma sociedade mais consciente”, concluiu Romero.

• Última modificação do post:11 de junho de 2018