Teve início na tarde da terça-feira (03) o Seminário de Avaliação Parcial do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS). O evento é referente às pesquisas que estão sendo desenvolvidas no âmbito do Edital 002/2016, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), e tem como objetivo divulgar os resultados parciais das pesquisas financiadas.

A gerente da Diretoria Técnico Científica da Fapepi, Eliana Abreu, é quem coordena o Seminário em parceria com Eoli Piauilino da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi). Eliana fez a abertura oficial do evento, já agradecendo a presença de todos os pesquisadores presentes e ressaltando as vantagens do seminário. “É um privilégio que esse programa promova esse tipo de encontro, que nos aproxima e nos envolve muito mais com o desenrolar de cada pesquisa financiada”.

Participaram da mesa de abertura o presidente da Fapepi, Francisco Guedes; o diretor de planejamento da Sesapi, Eloi Lages; a analista do CNPq, Suzana Oliveira e o analista do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (Decit/MS), Eloy dos Santos Júnior. O presidente Guedes aproveitou para lembrar das edições anteriores do Seminário e de como essa prática influencia na qualidade dos trabalhos.

width=680

width=680

A programação do primeiro dia seguiu com as apresentações das pesquisas que se enquadravam no tema “Atenção à saúde com equidade e integralidade e Vigilância de riscos e agravos à saúde individual e coletiva”.  Foram cinco apresentações, submetidas às arguições de uma banca examinadora e um debate ao final com as intervenções da plateia.

O trabalho de divulgação na mídia, observado na apresentação do pesquisador Emanuel Albuquerque chamou atenção. Para o analista Decit/MS, Eloy Júnior, esse tipo de ação deve se tornar mais comum entre os pesquisadores, pois traz benefícios ao PPSUS como um todo, uma vez que facilitam o acesso ao incentivo por parte do poder público. 

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Última modificação do post:4 de outubro de 2017