Encerra hoje o prazo para submissão de propostas ao Edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), que disponibiliza 300 bolsas para iniciação científica. O edital reforça o compromisso com a paridade de gênero, reservando 150 bolsas para pesquisadores homens e 150 para mulheres.
As bolsas têm valor mensal de R$ 700 reais e duração de 12 meses, totalizando um investimento de R$ 2.520.000,00 por meio do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Fapepi (PBIC). O público-alvo são estudantes de graduação vinculados a instituições públicas de ensino superior do Piauí.
As submissões devem ser realizadas pelo Novo SIGFAPEPI até às 23h59min desta segunda-feira. As propostas devem estar alinhadas às áreas prioritárias de desenvolvimento do estado, distribuídas nos seguintes eixos temáticos:
- Agropecuária: Agregação de Valor das Cadeias Produtivas Principais, Agroindústria, Agricultura de Precisão e Melhoramento Genético;
- Meio Ambiente: Energias Limpas, Clima, Turismo;
- Tecnologia da Informação: Inovação Tecnológica em Saúde, Educação e Finanças.
- Mineração: Exploração Mineral, Tecnologia e Inovação em Métodos de Extração Sustentável, Desenvolvimento de Tecnologias para recuperação de áreas degradadas, Economia Mineral.
Há também espaço para projetos de temática livre, desde que voltados à produção de conhecimento científico inovador.
Nesta edição será assegurado que todos os territórios de desenvolvimento do Piauí recebam cota mínima de 10 a 40 bolsas, garantindo que cada região do estado seja contemplada com pelo menos uma dezena de projetos aprovados.
Com a medida, a Fapepi busca ampliar o alcance da iniciação científica, fortalecendo a pesquisa acadêmica em diferentes áreas estratégicas e contribuindo para a formação de novos pesquisadores piauienses.
Clique aqui para acessar o Edital.