A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) encerra, nesta segunda-feira (24), o período de submissão de propostas para a 2ª chamada do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos, de Divulgação Científica e Tecnológica (PAP).
O programa, que busca fomentar a ciência e a tecnologia no estado, contempla nesta 2° chamada eventos que vão ocorrer entre 1º de julho e 30 de setembro de 2025.
Os interessados têm até hoje para submeter seus projetos por meio do sistema SIGFAPEPI. A iniciativa, que já se consolidou como um dos principais incentivos à pesquisa no Piauí, visa ampliar o alcance dos eventos científicos e fortalecer a popularização do conhecimento acadêmico.
Investimento ampliado e nova fase prevista
O montante de R$ 1 milhão de reais previsto para esta edição do PAP representa um aumento significativo em relação ao ano anterior, quando foram investidos R$ 600 mil. A expectativa é que os recursos permitam a realização de um maior número de eventos, beneficiando pesquisadores e instituições que atuam na produção e disseminação do conhecimento científico no estado.
Além desta chamada, a FAPEPI já confirmou uma terceira e última fase do programa para 2025, que contemplará eventos programados entre 1º de outubro de 2025 e 31 de março de 2026. Os interessados poderão submeter suas propostas entre os dias 19 de maio e 3 de junho.
Critérios e participação
Para participar, os proponentes devem atender aos seguintes critérios de elegibilidade:
Proponente: o coordenador da proposta precisa ter vínculo empregatício formal e efetivo com instituições de ensino médio, técnico, tecnológico, superior ou de pesquisa, públicas ou privadas sem fins lucrativos, sediadas no Piauí. Além disso, é necessário possuir, no mínimo, especialização.
Instituição executora: a instituição responsável pelo evento deve estar cadastrada no Diretório de Instituições do SIGFAPEPI e ser reconhecida como Instituição Científica, Tecnológica e/ou de Inovação (ICT) ou entidade vinculada à educação, ciência ou tecnologia.
Evento: deve ocorrer no Piauí e respeitar as diretrizes da Resolução FAPEPI 003/2022. Além disso, precisa ser presencial ou semipresencial e acontecer dentro do período estabelecido na chamada.
A iniciativa reforça o compromisso do estado com a ciência, a inovação e o desenvolvimento tecnológico, proporcionando um ambiente mais propício à realização de eventos que contribuam para o avanço da pesquisa local.
O edital completo pode ser acessado no site da FAPEPI.