Inicia nesta sexta-feira (21), o período de submissão de propostas ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica da FAPEPI (PBIC). O edital, lançado pelo governador Rafael Fonteles no último dia 19 de junho, visa contribuir para a formação de estudantes de graduação, despertar vocações científicas e incentivar novos talentos potenciais.

Foto Reprodução Internet

Serão disponibilizadas 200 bolsas, no valor de R$ 700,00 cada, com duração de até doze meses. As cotas serão divididas igualmente entre discentes mulheres e homens, com 100 bolsas para cada grupo. Este programa é um esforço estratégico para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Estado do Piauí, contemplando áreas importantes para o crescimento regional.

As propostas de pesquisa deverão se enquadrar em um dos seguintes eixos temáticos:

1.Agro: Agregação de Valor das Cadeias Produtivas Principais, Agroindústria, Agricultura de Precisão e Melhoramento Genético.

2.Meio Ambiente: Energias Limpas, Clima e Turismo.

3.Tecnologia da Informação: Inovação Tecnológica em Saúde, Educação e Finanças.

4.Livre: Temáticas relacionadas às diversas áreas do conhecimento.

Para submeter uma proposta, o discente deve estar vinculado a um pesquisador que possua título de Mestre ou Doutor e que tenha vínculo empregatício ou funcional com instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos de ensino e/ou pesquisa situadas no Estado do Piauí. Cada proponente pode submeter até duas propostas, sendo uma para cada cota de bolsa pleiteada.

O proponente deverá ser o coordenador da proposta e orientador do candidato à bolsa. As propostas devem ser submetidas exclusivamente através do SIGFAPEPI no período de 21 de junho até as 23h59 do dia 15 de julho de 2024, horário de Brasília.

Clique aqui para acessar o Edital.

O edital lançado na última quarta-feira (19), após reunião entre o governador Rafael Fonteles e o diretor Técnico-Científico da FAPEPI, Pedro Soares, no Palácio de Karnak, reflete o compromisso do governo e da Fundação com o fortalecimento da pesquisa e inovação no estado.

A iniciativa marca um passo significativo na promoção da ciência e tecnologia no território piauiense, ao capacitar a nova geração de pesquisadores e contribuir para o progresso do Estado do Piauí.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:21 de junho de 2024