Fapepi e IFPI avançam em parceria para ampliar oferta de cursos em polos do interior do Piauí

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) recebeu, nesta segunda-feira (6), o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal do Piauí (IFPI), professor José Luís Souza, para a apresentação do catálogo de cursos de graduação e pós-graduação que será encaminhado ao governador Rafael Fonteles. A iniciativa visa ampliar o leque de cursos ofertados pelo IFPI nos diferentes polos do instituto distribuídos pelo estado, fortalecendo a interiorização da educação técnica e superior e atendendo às demandas estratégicas do governo estadual.

José Luís e João Xavier. Foto: Maurício Santana.

O presidente da Fapepi, João Xavier, destacou que o catálogo é resultado de um diálogo iniciado há alguns meses entre a fundação, o IFPI e o governo. “Estamos aqui recebendo o professor José Luís. Estivemos em uma reunião anterior com o reitor Paulo Borges, quando colocamos uma demanda do governo do estado. Eu fui o emissário, e o reitor Paulo Borges está nos entregando hoje um catálogo dos cursos de tecnólogos e especializações. Esse material será encaminhado ao governador com a nossa demanda”, afirmou Xavier.

Representando o reitor do IFPI, o pró-reitor José Luís Souza reforçou o compromisso da instituição em contribuir com as políticas públicas do estado. “Em nome do reitor, vim entregar em mãos uma solicitação dele: o catálogo de cursos que o instituto pode ofertar ao governo do Piauí, que tem se mostrado cada vez mais um parceiro forte da nossa instituição, especialmente por meio da Fapepi e do professor João Xavier. O IFPI está de portas abertas para atender a qualquer demanda que o governo venha nos apresentar”, ressaltou.

A parceria entre Fapepi e IFPI tem se fortalecido nos últimos anos, com foco na formação de recursos humanos, inovação tecnológica e qualificação profissional. O novo catálogo, ao propor a expansão de cursos em polos das diferentes regiões do Piauí, representa um passo importante para levar ensino e inovação a diferentes territórios do estado, estimulando o desenvolvimento regional e a criação de novas oportunidades para estudantes e profissionais piauienses.