O Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG – Semiárido) tem como foco a formação de recursos humanos altamente qualificados e o fomento de pesquisas voltadas ao desenvolvimento social, econômico e tecnológico da região Semiárida brasileira.

Objetivo

Apoiar projetos oriundos dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu, pertencentes à região Semiárida e vinculados às IES dos estados elencados no item 3.2, com foco na formação de recursos humanos altamente qualificados e o fomento de pesquisas voltadas ao desenvolvimento social, econômico e tecnológico da região Semiárida brasileira, nos seguintes eixos estratégicos:

a) Agroindústria no Semiárido;

b) Biotecnologia no Semiárido.

Objetivos específicos

i.            Contribuir para a redução de assimetrias no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), a partir do aproveitamento e valorização das vocações e potencialidades identificadas na região Semiárida do país, com a formação de mestres e doutores e realização de pesquisas nos eixos estratégicos indicados no objetivo geral do presente edital.

ii.            Ampliar o conhecimento, a produção científica e a adoção de inovações tecnológicas, nos Eixos Estratégicos listados no Item 1.1 do edital, em temas que sejam considerados como prioritários para o desenvolvimento sustentável da região Semiárida;

iii.            Fomentar o desenvolvimento de pesquisas de modo a subsidiar a criação de políticas públicas orientadas à transformação regional, a partir de suas potencialidades e oportunidades;

iv.            Contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Semiárido a partir da geração e apropriação do conhecimento científico e tecnológico pela sociedade;

v.            Promover a transferência de conhecimentos à sociedade, estimulando interação entre a comunidade acadêmica especializada e os setores organizados da sociedade que, por meio de oficinas a serem coordenadas pelas FAPs dos respectivos estados, definirão os temas prioritários da região Semiárida.

FAPEPI e CAPES

O presente Acordo tem por objeto a cooperação acadêmico-científica entre a CAPES e a FAPEPI, visando promover a formação de recursos humanos altamente qualificados para desenvolver os Programas de Pós−Graduação stricto sensu, pertencentes aos estados da região Semiárida e vinculados à IES dos estados descritos no item 3.2 do Edital nº 04/2021 – Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Apoio ao Desenvolvimento da Região Semiárida Brasileira.

Relação de Documentos

Acordo de Cooperação