1 – OBJETIVO 

Despertar vocação para os campos das ciências e as carreiras tecnológicas, incentivando talentos potenciais entre estudantes da rede pública do ensino médio do Piauí, visando o fortalecimento do o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, e do desenvolvimento de atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes.

2 – PÚBLICO ALVO

Esta modalidade de bolsa está vinculada a projeto de pesquisa desenvolvido por pesquisador/orientador com título de Doutor ou de Mestre com vínculo efetivo em instituição de ensino e/ou pesquisa pública ou privada sem fins lucrativos, ou em instituição de ensino médio da rede pública estadual, sediadas no Piauí. A bolsas destina-se a estudante regularmente matriculado em escolas do Ensino Médio, Técnico ou Profissionalizante da rede pública de ensino do Estado, com idade inferior a 21 anos.

3 – JUSTIFICATIVA

Com a iniciação científica, o jovem sente-se mais à vontade para escolher uma profissão mais coerente com suas aptidões. Ela favorece a formação de cidadãos com uma visão pragmática de pesquisa que possa utilizá-la em sua visão de mundo e em sua prática profissional futura. Ao exercitar a prática da iniciação científica, no próprio ambiente onde se desenvolve a pesquisa científica, o jovem, uma vez inserido na atividade científica ele passa a vislumbrar novos horizontes para seu futuro profissional. 

4 – IMPACTOS ESPERADOS

  • Formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e capaz de exercer a democracia, lidando com o diferente e o antagônico no convívio acadêmico no âmbito da iniciação científica. 
  • Despertar vocação no jovem estudante para os campos das ciências e das carreiras científicas e tecnológicas.
  • Estímulo à formação dos estudantes criando possibilidade de identificar novos quadros para atuação profissional no campo do saber científico.
  • Contribuição para a difusão dos conhecimentos científicos, criando oportunidades de novas perspectivas ao ingresso no mercado de trabalho.