Prazo termina às 18h do dia 31 de julho, iniciativa busca soluções inovadoras e sustentáveis com foco ambiental
Com o tema “Resposta às Mudanças Climáticas: ciência, tecnologia e inovação como aliadas”, o Prêmio Jovem Cientista 2025 entra em seus últimos dias de inscrição. Interessados têm até às 18h (horário de Brasília) do dia 31 de julho para submeter seus projetos. A iniciativa é promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, com patrocínio master da Shell e apoio da Editora Globo e do Canal Futura.
Reconhecido como um dos mais importantes prêmios científicos do país, o Prêmio Jovem Cientista chega à sua 31ª edição incentivando estudantes do ensino médio, graduação e jovens pesquisadores com mestrado e doutorado a proporem soluções para o enfrentamento das mudanças climáticas.
Incentivo à pesquisa e à inovação ambiental
Com foco em ciência aplicada e inovação, o prêmio pretende reconhecer ideias que respondam de forma concreta aos impactos das mudanças climáticas. Entre as linhas de pesquisa propostas estão temas como:
1. Resiliência e adaptação às mudanças climáticas: estratégias de adaptação em zonas vulneráveis e sistemas preditivos.
- Cidades inteligentes e sustentáveis: planejamento urbano e adaptação às mudanças climáticas com infraestrutura resiliente e mobilidade sustentável.
- Segurança hídrica e alimentar diante das mudanças climáticas: gestão sustentável de recursos naturais e desigualdades sociais.
- Bioeconomia e economia circular no enfrentamento das mudanças climáticas.
- Tecnologias emergentes para mitigação das mudanças climáticas: IOT, inteligência artificial, aplicações de sensoriamento remoto e análise de dados na redução das emissões de gases de efeito estufa.
- Impactos das mudanças climáticas na saúde pública: desafios e estratégias de adaptação para promoção do bem-estar em cenários climáticos extremos.
- Desenvolvimento de combustíveis sustentáveis e hidrogênio verde no combate às mudanças climáticas e pela redução da descarbonização.
- Educação ambiental e digital para prevenção de desastres: engajamento comunitário e capacitação em áreas de risco.
- Impactos das mudanças climáticas na frequência e gravidade dos incêndios florestais: análise de riscos, estratégias de mitigação e recuperação de ecossistemas.
- Soluções de produtos sustentáveis e eficazes para combate a desastres.
- Políticas públicas, gestão integrada e iniciativas colaborativas no enfrentamento das mudanças climáticas e para melhoria da qualidade de vida da população.
Linhas de Pesquisa para a Categoria Estudante do Ensino Médio do Prêmio Jovem Cientista 2025:
- a) Soluções sustentáveis para o uso de recursos naturais na escola e na comunidade;
- b) Tecnologias digitais e aplicativos para o monitoramento ambiental e climático;
- c) Educação ambiental e engajamento comunitário para a prevenção de desastres;
- d) Análise dos impactos das mudanças climáticas na saúde e bem-estar;
- e) Desenvolvimento de produtos sustentáveis a partir de resíduos; ou
- f) Agricultura sustentável e adaptação às mudanças climáticas.
Quem pode participar:
O prêmio é dividido em cinco categorias:
- Mestre e Doutor: estudantes de mestrado e doutorado, mestres e doutores com até 39 anos até 31/12/2025;
- Estudante do Ensino Superior: universitários ou recém-formados (a partir de 01/01/2024) com menos de 30 anos até 31/12/2025;
- Estudante do Ensino Médio: alunos de escolas públicas ou privadas, com menos de 25 anos até 31/12/2025;
- Mérito Institucional: reconhece duas instituições (uma do ensino médio e outra do superior) com maior número de trabalhos com mérito científico;
- Mérito Científico: homenageia um pesquisador doutor cuja trajetória se destaque na temática desta edição.
Premiação
Os autores dos três melhores trabalhos de cada categoria receberão laptops, bolsas de estudo do CNPq e premiações em dinheiro, que variam entre R$ 12 mil e R$ 40 mil. Os orientadores dos projetos vencedores também serão reconhecidos, ressaltando o caráter colaborativo da formação científica.
Fomento ao protagonismo jovem
Mais que premiar boas ideias, o Prêmio Jovem Cientista reforça o protagonismo da juventude e da comunidade científica brasileira no combate às mudanças climáticas. A proposta é fomentar ações que tenham impacto direto na vida das pessoas e que contribuam para a construção de um futuro mais sustentável.
Para se inscrever, o candidato deve acessar o site oficial (jovemcientista.cnpq.br) e seguir as orientações de submissão conforme sua categoria. O prazo se encerra pontualmente às 18h de Brasília, no dia 31 de julho.
Fonte: CNPq com adaptações.