O prazo para submissão de propostas ao Edital de Bolsas de Mestrado e Doutorado, no âmbito do Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (PAPG), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), encerra nesta segunda-feira (13).

Com um investimento total de 9 milhões de reais, provenientes do tesouro estadual, o programa visa fortalecer e promover a pesquisa e a formação de recursos humanos qualificados em diversas áreas de conhecimento.

Ao todo, estão sendo ofertadas 100 bolsas de mestrado e 26 bolsas de doutorado, representando um substancial apoio àqueles que buscam aprimorar suas habilidades acadêmicas e contribuir para o avanço científico do estado.

Para garantir a eficácia e o direcionamento adequado dos recursos, foram estabelecidos como critérios de elegibilidade que os Programas de Pós-Graduação (PPGs) interessados devem estar situados no Estado do Piauí e ser vinculados a uma Instituição de Ensino e/ou Pesquisa. Além disso, é obrigatório que os PPGs estejam em funcionamento e devidamente reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

É importante destacar que os proponentes devem ser os COORDENADORES do programa, assegurando assim a representatividade e o comprometimento institucional com o avanço da pesquisa e da educação no estado.

As propostas submetidas devem contemplar pelo menos um dos eixos temáticos estabelecidos no Edital, que abrangem áreas importantes para o desenvolvimento do Piauí:

1. Agro: engloba temas como a agregação de valor das cadeias produtivas principais, agroindústria, agricultura de precisão e melhoramento genético.
  2. Meio Ambiente: inclui áreas como energias limpas, clima e turismo, visando promover a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais.
  3. Tecnologia da Informação: com foco na inovação tecnológica em saúde, educação e finanças, este eixo busca impulsionar avanços nas áreas que impactam diretamente o cotidiano da população.

Além dos eixos temáticos definidos, também serão incentivados programas que apresentem projetos de temática livre, os quais deverão contribuir para a produção de conhecimento científico inovador e relevante para o desenvolvimento regional.

As submissões devem ser realizadas EXCLUSIVAMENTE pelos coordenadores de programas através do SIGFAPEPI, disponível no endereço: https://sistema.fapepi.pi.gov.br/ .

Clique aqui para acessar o Edital.

• Última modificação do post:22 de maio de 2024