A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), realizou entre os dias 22 e 23 de janeiro, o Seminário de Avaliação Parcial do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional do Piauí (PDCTR-PI).

A abertura do evento aconteceu terça-feira (23) e reuniu representantes de instituições de ensino e pesquisa, que na oportunidade, destacaram os avanços alcançados e estabeleceram metas para impulsionar ainda mais o desenvolvimento científico e tecnológico no estado.

O Seminário de Avaliação Parcial é uma atividade de acompanhamento na qual os pesquisadores apresentam os resultados parciais de seus estudos, compartilham conhecimentos e experiências.

A mesa de honra foi composta por personalidades de destaque na área, incluindo Keila Urtiga, representante da Universidade Federal do Piauí (UFPI); Professor José Luís, representante do Instituto Federal do Piauí (IFPÍ); Rauirys Alencar, representante da Universidade Estadual do Piauí (UESPI); e Pedro Soares, diretor Técnico-Científico do PDCTR-PI.

Durante sua fala, Pedro Soares enfatizou a importância do programa, e anunciou que a FAPEPI já soma quase 1000 bolsas concedidas, em diversas modalidades, o que estimula pesquisadores em todo o estado. Ele destacou o objetivo de ampliar esses números e atrair novos convênios que fortaleçam a pesquisa e inovação no Piauí. “Estamos comprometidos em impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico em todas as regiões do estado, promovendo a colaboração e a excelência na pesquisa”, afirmou Soares.

O presidente da FAPEPI, João Xavier, também esteve presente no evento, agradecendo a participação de todos e ressaltando a realização da I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí. Xavier destacou que o evento, programado para março, abrangerá todos os territórios do Piauí, consolidando o compromisso da FAPEPI em promover um ambiente propício para o avanço científico e tecnológico.

“Estamos ansiosos para a I Conferência Estadual, que será uma oportunidade única para compartilhar conhecimento, fortalecer parcerias e impulsionar ainda mais a pesquisa e inovação em nosso estado”, afirmou João Xavier.

Durante os dois dias do Seminário foram apresentados 13 projetos de pesquisa que estão sendo financiados pela FAPEPI e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As pesquisas receberam um investimento total de R$ 2.830.800,00, sendo R$ 210.000,00 da FAPEPI e R$ 2.620.800,00 do CNPq, para auxílio financeiro aos projetos e pagamento de bolsas na modalidade DCR.

Entre os trabalhos apresentados estão: A dinâmica migratória e o processo de aldeamento urbano no cenário pandêmico da Covid-19; Estudos Arqueométricos e Microarqueobotânicos na área arqueológica do município de Várzea Branca (PI); Estimando a Extensão Espacial em que os fatores da paisagem afetam a distribuição espacial de insetos aquáticos; Caminhos para Análise do Discurso ambiental empresarial; Avaliação do estado de conservação dos anfíbios e répteis do estado do Piauí; Ácaros fitófagos e predadores em hortícolas, frutíferas e em vegetação nativa no estado do Piauí; Sistema de modelagem computacional para otimização a análise de dados biomédicos em plataformas de dispositivos móveis; Prospecção fitoquímica e biológica de Mansoa Hirsuta; Avaliação do envolvimento do receptor ativado por proliferador de Peroxissoma Gama no efeito anti-inflamatório e anti-oxidante do MCN-A-343 na colite ulcerativa experimental; Identificação de fontes de sedimentos e contaminantes em bacias hidrográficas representativas do bioma Cerrado e sob influência de fronteiras agrícolas; Uso de bactérias promotoras de crescimento vegetal no desenvolvimento da agricultura local; Patologia de sementes e produção de espécies nativas alimentícias do Cerrado; Potencial genético de feijão-fava mediante agricultura estômato aberto.

O Seminário do PDCTR-PI na FAPEPI foi marcado pela troca construtiva de ideias e pelo comprometimento conjunto em promover avanços significativos no cenário científico e tecnológico do Piauí. A comunidade acadêmica e os parceiros envolvidos expressaram otimismo em relação ao futuro, destacando a importância dessas iniciativas para o desenvolvimento sustentável e a competitividade regional.

Atualmente os estudos estão em fase de execução na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI) e Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e abrangem diversos territórios do Piauí, entre os quais a Planície Litorânea, Entre Rios, Cocais, Carnaubais, Tabuleiros do Alto Parnaíba, Vale do Rio Guaribas, Vale dos Rios Piauí e Itaueiras e Chapada das Mangabeiras.

• Última modificação do post:24 de janeiro de 2024