Teresina foi o epicentro de discussões e reflexões importantes para a saúde pública do estado do Piauí. Aconteceu na última terça-feira (19), o Seminário de Avaliação Final do Programa Pesquisa para o SUS em que foram apresentados, discutidos e avaliados os resultados de projetos de pesquisa financiadas pelo programa em áreas como epidemiologia, assistência farmacêutica, atenção básica, vigilância em saúde, entre outros segmentos.

O evento é uma iniciativa do Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT) do Ministério da Saúde (MS), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI) e da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) como forma de fomentar a pesquisa e a produção de conhecimento científico para aprimorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.

Na busca pelo fortalecimento do sistema de saúde estadual e aprimoramento da gestão compartilhada no setor, os projetos apresentados durante o Seminário de Avaliação Final abordaram questões de relevância direta para a saúde da população piauiense. O momento também foi uma oportunidade para a comunidade científica, gestores e demais interessados debaterem os avanços e desafios da saúde no Piauí bem como os objetivos alcançados pelo programa.

“Sobre os principais objetivos que são amplamente cumpridos, é juntar o pessoal da saúde com o pessoal da academia. Então a gente tem pesquisadores e gestores que estão caminhando na mesma direção, olhando para a população, para o estado, para os municípios e para o que o estado precisa para melhorar o SUS. Seja para saúde pública, seja na gestão do SUS de forma mais ampla, mas que a gente possa encontrar soluções de forma científica, comprovadamente, com métodos e não com achismos. Hoje é um dia de muita alegria porque é um momento de entrega de produtos que há dois anos vem sendo trabalhado corajosamente. E estou em uma expectativa muito grande porque já fui alertada que os resultados são muito bons e que podem causar impactos profundos”, afirmou a coordenadora nacional do PPSUS, Marge Tenório.

Autoridades representantes da SESAPI, superintendência estadual do Ministério da Saúde, FAPEPI, coordenação nacional do PPSUS, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UESPI.

O Seminário de Avaliação do Programa PPSUS mostrou que a abordagem integrada entre pesquisa e gestão é fundamental para a tomada de decisões mais informadas e para a implementação de políticas públicas eficazes na área da saúde. Uma vez que a promoção do diálogo entre os pesquisadores e gestores é essencial para alinhar os resultados das pesquisas com as necessidades reais da saúde pública do estado.

O evento reuniu líderes acadêmicos, gestores de saúde, pesquisadores renomados e autoridades governamentais como a coordenadora nacional do PPSUS, dra. Marge Tenório, a superintendente estadual do Ministério da Saúde, Antônia Leal, o gerente de Planejamento da SESAPI, Clécio Lopes, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UESPI, Rauirys Alencar e o presidente da FAPEPI, dr. João Xavier.

Além das apresentações de pesquisas, houveram momentos de troca de conhecimento e experiência essenciais para a formação de uma rede de colaboração que possa impulsionar ainda mais a pesquisa em saúde no Piauí. O presidente da FAPEPI, João Xavier, enfatizou que a Fundação está de portas abertas para colaborar com a ciência piauiense: “a nossa equipe está de portas abertas para encaminhar as demandas que pudermos atender. O governo está bastante sintonizado com a ciência, com a academia e nós já começamos a ver os resultados. Quero parabenizar a todos os envolvidos pelo resultado desses dois anos de trabalho árduo”, destacou.

O Seminário de Avaliação Final do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), é um marco importante para o Piauí por representar um passo significativo na direção de uma saúde pública mais eficaz e comprometida com as necessidades da população. O evento demonstrou de forma concreta o comprometimento das instituições envolvidas com o avanço da pesquisa em saúde e com a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população. Trata-se de uma demonstração de que, por meio da colaboração entre governo, academia e sociedade, é possível promover a pesquisa como instrumento fundamental para a construção de um sistema de saúde mais eficiente e acessível.

Clique aqui para acessar as fotos do evento.

• Última modificação do post:21 de setembro de 2023