A 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia está se aproximando e este ano celebra as ciências básicas para o desenvolvimento sustentável.

O evento tem o objetivo de mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.

Por reunir mentes brilhantes, instituições renomadas e apoiadores comprometidos em disseminar as conquistas da ciência e tecnologia, este evento anual é um marco no calendário nacional e no estado do Piauí.

A FAPEPI enquanto instituição comprometida com o financiamento e o incentivo à pesquisa científica e tecnológica no território piauiense, desempenha um papel importante na promoção da ciência e da inovação em todo o estado. Por meio de seus programas de fomento à pesquisa, oferta de bolsas de estudos, parcerias estratégicas e editais de apoio à eventos científicos e tecnológicos, a Fundação tem contribuído para o avanço e popularização da ciência no Piauí.

Em 2023, por meio do edital 01/2023 de Apoio à Realização de Eventos Científicos, de Divulgação Cientifica e Tecnológica (PAP), a Fundação direcionou cerca de R$72.003,59 de auxilio financeiro para Instituições de Ensino Superior piauienses realizarem eventos no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

As atividades acontecem em diferentes regiões do estado e abordam uma ampla gama de tópicos, desde a física e a química até a biologia e a matemática, demonstrando como essas disciplinas fundamentais contribuem para um futuro mais sustentável.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI), foram as instituições beneficiadas com recursos financeiros. Entre os municípios onde devem ocorrer eventos científicos relacionados a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, estão: Floriano, São João do Piauí, Cocal, José de Freitas, Teresina, São Raimundo Nonato, Pio IX, Paulistana, Piripiri, Picos e Corrente.

Acompanhe a seguir alguns dos eventos que devem acontecer em diferentes cidades piauienses durante a 20° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia:

José de Freitas

FEIRA DE CIÊNCIAS SNCT 2023- IFPI – Campus José de Freitas

O evento visa a interação entre estudantes, docentes, pesquisadores e comunidade de conhecimentos aplicados ao desenvolvimento sustentável através de minicursos, palestras e apresentação dos projetos realizados na instituição.

Data: 16/10-18/10

Local: IFPI – Campus José de Freitas

Para se inscrever e acessar a programação completa, acesse: https://www.even3.com.br/snct2023-ifpicajfr/

Teresina

I Feira de Ciências do CADIR

Seguindo o tema nacional: “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, a ser realizado dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o evento trata-se de uma proposta inter/transdisciplinar que visa estimular a produção e divulgação científica à população da região do Grande Dirceu, em Teresina.

Data: 16/10 – 18/10

Local: IFPI Campus Avançado Dirceu – Teresina

Para se inscrever e acessar a programação completa, acesse: https://www.even3.com.br/i-feira-de-ciencias-do-cadir-398980/

Feira de Inovação e Popularização de Ciências (FIPeC-PI )

Com apoio do CNPQ e FAPEPI, o evento é promovido pelo Grupo de Inovação em Ciências e Tecnologia em conjunto com várias instituições de educação situadas na cidade de Teresina e Pedro II.

Teresina

Data:17/10-18/10

Local: Departamento de Biofísica e Fisiologia – UFPI

Pedro II

Data: 10,11 e 12/10

Locais: Praça Domingos Mourão Filho /Auditório do campus do IFPI de Pedro II

Para se inscrever e acessar a programação completa, acesse: https://sites.google.com/ufpi.edu.br/snct2023/p%C3%A1gina-inicial

São Raimundo Nonato

MUV: Ciência em Movimento

Em sua primeira realização, o MUV tem o intuito de incentivar e mobilizar as comunidades interna e externa a discutirem os resultados de pesquisas, ações de ensino e extensão realizados por docentes e discentes do IFPI e demais instituições de ensino.

Data: 25/10-27/10

Local: IFPI- Campus São Raimundo Nonato

Para se inscrever e acessar a programação completa, acesse: https://www.even3.com.br/muv-ciencia-em-movimento/

A colaboração entre as Instituições de Ensino Superior e a FAPEPI reflete o compromisso compartilhado de promover a pesquisa científica e tecnológica como motores do desenvolvimento sustentável. Esses eventos proporcionam um espaço valioso para a troca de conhecimento, networking e o fortalecimento de parcerias entre IES, pesquisadores e a indústria.

Aguardando atualizações…

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:10 de outubro de 2023