O avanço da ciência e da pesquisa no Brasil tem impulsionado, ao longo dos anos, o crescimento de uma comunidade diversificada e talentosa de cientistas. As mulheres têm desempenhado um papel fundamental, contribuindo significativamente para a compreensão e inovação nas mais diversas áreas do conhecimento.

Como forma de celebrar as conquistas notáveis das cientistas brasileiras, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), está com inscrições abertas para a 5° edição do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher até o dia 31 de outubro deste ano.

O prêmio batizado em homenagem a Carolina Bori, psicóloga, pesquisadora e primeira presidente mulher da SBPC, destaca o compromisso da instituição em promover a igualdade de gênero no mundo acadêmico e científico.

A premiação se divide em três categorias correspondentes às grandes áreas do conhecimento: Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.

Para participar, as indicações devem ser feitas através de um formulário online pelas sociedades científicas afiliadas à SBPC. Cada inscrição requer a apresentação de um currículo da Plataforma Lattes e uma minibiografia atualizados, bem como uma carta de recomendação que justifique a indicação.

Candidatas de anos anteriores, que não tenham sido contempladas com o prêmio, podem se inscrever novamente em edições posteriores.

O anúncio das cientistas premiadas na edição 2023/2024 deve ser feito até o dia 19 de janeiro de 2024, enquanto a cerimônia de premiação acontece dia 06 de fevereiro, durante o evento anual realizado pela SBPC na cidade de São Paulo.

Clique aqui para acessar o edital.

Sobre o prêmio:

O Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” é uma homenagem da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) às cientistas destacadas e às jovens brasileiras com notório talento para uma carreira científica promissora, que leva o nome de sua primeira presidente mulher, Carolina Martuscelli Bori.

Com esta premiação, a SBPC soma aos prêmios já criados para homenagear personagens da ciência brasileira, um especialmente dedicado a mulheres cientistas brasileiras renomadas e jovens que aspiram ingressar nesse fantástico universo da pesquisa científica. Atualmente, mesmo com todos os avanços em todo o planeta, as mulheres, que representam 50% da população mundial, são apenas 30% dos cientistas.


A premiação é realizada anualmente pela SBPC, no mês de fevereiro, durante o Simpósio Mulheres e Meninas na Ciência, alternando as duas categorias. A data é em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela UNESCO.


Carolina Bori foi a primeira cientista mulher a presidir a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, tendo exercido seu mandato entre 1986 e 1989. Sua atuação na SBPC começou em 1969, como membro do Conselho. Lutou por políticas e por investimentos em desenvolvimento científico durante a ditadura militar. No período de redemocratização da sociedade brasileira, em seu mandato na Presidência da entidade, promoveu a divulgação e popularização da ciência por meio de programas de rádio e conferências, para “diminuir a distância entre o conhecimento gerado na academia e o que chega à população”. Bori faleceu em 2004.

Logo, como parte das comemorações dos 70 anos de sua fundação, a SBPC – que já teve três mulheres presidentes – lançou em 2019 essa premiação, cujo objetivo é homenagear as cientistas brasileiras e incentivar as meninas a seguirem nessa carreira. Trata-se de uma ação marcante de sua trajetória histórica, na qual muitas mulheres foram protagonistas de anos de lutas e sucesso da maior sociedade científica do País e da América do Sul.

Fonte: SBPC com alterações

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:23 de outubro de 2023