Aconteceu na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), uma reunião estratégica para tratar de um marco significativo para a promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no estado.

O encontro reuniu representantes da comissão organizadora, do IFPI e da Fapepi, visando a organização da primeira Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí, prevista para ocorrer em março deste ano.

Na oportunidade estiveram presentes: o presidente da FAPEPI, professor João Xavier, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal do Piauí (IFPI), José Luís de Oliveira, o professor João Batista da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a diretora do IFPI campus Floriano, professora Edenise Alves e o diretor do IFPI campus São João, Jopson Carlos Borges.

A iniciativa, que busca fomentar o diálogo e a integração entre os diversos atores envolvidos no ecossistema de CT&I, tem como objetivo principal promover a reflexão e a construção de políticas que impulsionem o desenvolvimento científico e tecnológico no estado. O presidente da FAPEPI, professor João Xavier, ressaltou a singularidade da conferência como um evento catalisador de transformações no cenário científico e tecnológico do Piauí.

“Esta conferência não representa apenas um ponto de encontro, mas sim um marco no nosso comprometimento com a promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação em nosso estado. Queremos que este evento não seja apenas um capítulo isolado, mas sim o início de uma jornada contínua e colaborativa para fortalecermos as bases da CT&I no Piauí. Estamos construindo não apenas um evento, mas um legado para as futuras gerações”, enfatizou Xavier.

Cada instituição de ensino será responsável por coordenar ações em territórios específicos, garantindo uma representação abrangente e participativa. A diversidade de perspectivas e experiências dos participantes promete enriquecer as discussões e contribuir para a elaboração de propostas concretas durante a conferência. A distribuição de responsabilidades por territórios visa garantir uma abordagem mais regionalizada e inclusiva, incorporando as peculiaridades de cada localidade.

”A expectativa é congregrar pesquisadores e pesquisadoras que se interessam sobre o tema para que ajude a pensar uma política nacional , mas que também fique como embrião para futuras ações a nível estadual”, destacou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFPI, José Luís de Oliveira,

Durante a reunião, foram delineados os primeiros passos para a elaboração de um documento que servirá como base para as discussões durante a conferência. Esse documento, por sua vez, subsidiará a construção de um plano de ação e estratégias para a CT&I no estado. A expectativa é que o material resultante desse encontro seja posteriormente encaminhado para análise nas esferas estadual e regional nordeste, onde serão debatidos os rumos da ciência, tecnologia e inovação.

A conferência, que reunirá pesquisadores e pesquisadoras interessados no tema, não apenas se propõe a pensar uma política nacional para CT&I, mas também consolidar-se como inspiração e referência para iniciativas similares em todo o país. A expectativa é que o evento promova a troca de experiências e conhecimentos, fortalecendo a rede de colaboração e impulsionando o desenvolvimento científico e tecnológico no estado do Piauí.

• Última modificação do post:2 de fevereiro de 2024