A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), recebeu nesta quarta-feira (10), a visita do professor Vinícios Oliveira da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) para uma reunião de alinhamento estratégico referente a um projeto inovador que visa fortalecer a pesquisa e a internacionalização acadêmica no estado.

O encontro teve como foco principal a proposta de estabelecer uma parceria com o governo americano para a formação de 15 novos pós-doutores para o estado do Piauí.

O objetivo central deste projeto é proporcionar uma formação intensiva em língua inglesa aos participantes, visando prepará-los para uma imersão cultural de pesquisa e produção nos Estados Unidos. Esta iniciativa, prevista para iniciar no próximo ano, busca promover a colaboração científica internacional e incentivar o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores piauienses e instituições renomadas no exterior.

Durante a reunião, os representantes da FAPEPI e da UESPI destacaram a importância estratégica dessa parceria para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Piauí. Segundo eles, será uma oportunidade única para os pesquisadores locais aprimorarem suas habilidades acadêmicas, estabelecerem contatos com experts internacionais e contribuírem significativamente para a produção científica do estado.

“Nós estamos trabalhando em uma perspectiva totalmente alinhada com o governo do estado. Vamos trabalhar com as áreas que o estado vem priorizando como energia renovável, saúde, infraestrutura, logística, dentro de uma perspectiva alinhada ao governo do Piauí”, destacou o professor, Vinícios Oliveira.

A parceria com as universidades americanas permitirá aos participantes do programa acessarem infraestrutura de ponta e participarem de projetos de pesquisa de vanguarda, ampliando assim suas perspectivas profissionais e impulsionando suas carreiras acadêmicas.

Para viabilizar esse projeto, a FAPEPI e a UESPI estão trabalhando em conjunto na elaboração de uma proposta detalhada, que será submetida às instituições parceiras nos Estados Unidos. O próximo passo será dialogar com a Secretaria de Estado da Fazenda e posteriormente agendar uma reunião com o consulado americano em Recife, Pernambuco.

Ao final da reunião, os presentes expressaram otimismo quanto ao potencial transformador da iniciativa e reafirmaram o compromisso de trabalhar em conjunto para concretizar essa parceria estratégica com os Estados Unidos. A expectativa é que este seja um marco importante na história da pesquisa científica no Piauí, fortalecendo o intercâmbio de conhecimento e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico do estado.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:10 de abril de 2024