Em reconhecimento por suas significativas contribuições no avanço do conhecimento e na formação de novas gerações de profissionais qualificados no Piauí, o professor João Batista Lopes recebeu na última quarta-feira (17), o Título de Cidadania Piauiense.

A cerimônia solene, realizada no Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Estado, foi marcada por discursos emocionados e manifestações de gratidão pelo legado construído pelo homenageado.

Com uma trajetória de vida e dedicação ao ensino e à pesquisa, João Batista conquistou respeito e admiração não apenas entre seus pares, mas também junto à comunidade acadêmica e à sociedade em geral.

A proposição do Título de Cidadania Piauiense em homenagem ao professor partiu do deputado Francisco Limma, que destacou a importância do reconhecimento oficial do Estado às personalidades que se dedicam incansavelmente ao progresso e ao desenvolvimento da terra dos carnaubais.

A solenidade foi marcada por momentos de emoção e reflexão, onde amigos, familiares, colegas e autoridades políticas se reuniram para celebrar não apenas o Título de Cidadania Piauiense recebido por João Batista, mas também os avanços coletivos alcançados sob sua liderança e inspiração.

O homenageado expressou sua profunda gratidão pelo reconhecimento recebido e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento humano e social do Piauí por meio da educação e da pesquisa.

A cerimônia foi conduzida pelo Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, que ressaltou a importância de valorizar e reconhecer o talento e o empenho daqueles que dedicam suas vidas ao serviço do Estado e de sua população.

O Título de Cidadania Piauiense conferido ao professor João Batista é uma forma de reconhecimento ao seu trabalho incansável no campo da educação e ciência no Piauí. Que seu exemplo inspire futuras gerações a perseguirem seus sonhos com coragem, determinação e compromisso com o bem-estar coletivo.

João Batista Lopes é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1975), tem mestrado em Produção Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (1998) e Pós-doutorado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo.

Atualmente, é professor titular do departamento de Ciências Agrárias da UFPI e Editor-chefe da revista Sapiência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).

• Última modificação do post:18 de abril de 2024