Na manhã desta segunda-feira, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) se reuniu com a Embrapa, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para discutir a construção de um acordo de cooperação envolvendo as instituições de ciência e tecnologia para a realização de um Centro Tecnológico Mineral no estado.

Presidente da FAPEPI, João Xavier, em reunião com equipes da EMBRAPA, SENAI e IFPI

A reunião contou com a presença do presidente da FAPEPI, João Xavier, que destacou a importância da união entre as instituições para o desenvolvimento do setor mineral do Piauí. “Estamos trabalhando juntos para criar um ambiente favorável ao avanço da pesquisa e inovação no setor mineral do estado, visando o seu desenvolvimento econômico e social”, afirmou Xavier.

O objetivo do Centro Tecnológico Mineral é executar projetos envolvendo os recursos minerais do estado, que têm aumentado cada vez mais a participação nas atividades econômicas da região. Entre os recursos explorados atualmente estão a opala, a pedra ardósia e o minério de ferro, mas o Piauí conta com outros potenciais de fontes minerais que podem impactar positivamente a economia de vários setores.

A FAPEPI desempenha um papel importante nesse processo, fomentando a pesquisa científica e tecnológica em diversas áreas, incluindo a área de mineração. Com a união entre as instituições, espera-se que o Centro Tecnológico Mineral se torne um polo de referência em pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área de mineração, contribuindo para o crescimento econômico e a geração de emprego e renda para o estado.

O presidente da FAPEPI enfatizou a importância de investir em ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento do estado do Piauí. “Estamos comprometidos em estimular a pesquisa e a inovação tecnológica para transformar a realidade do nosso estado e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população”, concluiu João Xavier.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:18 de abril de 2023