Em um esforço conjunto para aprimorar a transparência e o acesso à informação sobre a política educacional no estado do Piauí, representantes do Instituto Federal do Piauí (IFPI), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Políticas de Gestão da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), solicitaram apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí para desenvolver uma plataforma digital interativa.

Em reunião realizada na sede da FAPEPI na última sexta-feira (22), os representantes das instituições acadêmicas apresentaram um projeto no âmbito do “Observatório da Política Educacional Piauiense”. O objetivo é criar uma plataforma que disponibilize à sociedade informações abrangentes sobre a política educacional no estado, indo além da produção científica e incluindo dados educacionais, financeiros e a legislação que orienta à política educacional na rede estadual de ensino e nos 224 municípios piauienses.

A plataforma digital interativa pode ser uma ferramenta valiosa para pesquisadores, gestores educacionais, estudantes e cidadãos interessados em se manter informados sobre as políticas educacionais no estado.

A iniciativa visa aprofundar o entendimento sobre a realidade educacional do Piauí, permitindo uma análise mais precisa das políticas em vigor, bem como o acompanhamento de seu impacto na qualidade da educação no estado. Além disso, a plataforma pretende ser uma ferramenta valiosa para pesquisadores, gestores educacionais, estudantes e cidadãos interessados em se manter informados sobre as políticas educacionais em curso.

A parceria entre as instituições acadêmicas e a FAPEPI é crucial para o sucesso do projeto. Durante reunião na Fundação, a professora da UFPI Rosana da Cruz, enfatizou a importância da iniciativa: “nosso objetivo é buscar a possibilidade de parceria e de recursos de bolsas para contribuir conosco no sentido de disponibilizar para a sociedade uma plataforma digital com a produção científica sobre a política educacional do Piauí. A FAPEPI assinalou a possibilidade de nos inserirmos enquanto observatório dentro dessa plataforma digital, mas em uma outra proposição que já está sendo desenvolvida, que é um observatório mais geral social do Piauí”.

Rosana ainda acrescentou: “a partir de agora vão acontecer algumas reuniões para a gente entender melhor o que é esse observatório, como que essa plataforma está organizada e assim poder avaliar realmente se seria compatível essa interface”.

A expectativa é que, com a plataforma, o acesso a dados educacionais e políticas seja simplificado e eficiente, promovendo um maior engajamento da comunidade na discussão e no aprimoramento da política educacional piauiense. A transparência e a disseminação de informações de qualidade são essenciais para o progresso educacional e o fortalecimento da cidadania.
O projeto de um Observatório da Política Educacional Piauiense é um exemplo de como a colaboração entre instituições acadêmicas e apoio financeiro de organizações como a FAPEPI pode resultar em um impacto positivo significativo na sociedade. À medida que o projeto avança, a comunidade piauiense pode esperar uma ferramenta que empodere os cidadãos com informações cruciais sobre o sistema educacional do estado.

Com essa iniciativa, o Piauí está pavimentando o caminho para um sistema educacional mais transparente, eficiente e eficaz, que coloca a educação no centro do desenvolvimento do estado e no futuro de suas crianças e jovens.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:26 de setembro de 2023