A Universidade de Stanford (Estados Unidos) elaborou e divulgou uma lista de pesquisadores mais influentes do mundo em 2021. Dentre os nomes citados, a lista contou com cinco nomes vinculados à Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Prof. Dr. Joel Rodrigues; o Prof. Dr. Ademir Araújo; o Prof. Dr. Edvani Muniz; o Prof. Dr. Carlos Henrique Nery; e o Prof. Dr. Edson Cavalcanti.
A lista foi elaborada a partir de citações amplamente usadas. A partir das citações, foi criado um banco de dados com informações padronizadas sobre os pesquisadores citados. Os dados compilados são referentes à carreira dos pesquisadores durante toda a atuação até o final de 2021, e também, separados no ano em questão (2021).
Os cientistas foram classificados em 22 campos científicos e 174 subcategorias. A seleção foi realizada com 100 mil cientistas de todo o mundo, a partir de c-score (com e sem autocitações) ou pelo percentual de 2% ou mais nas subcategorias destacadas. Os dados foram fornecidos pela Elsevier (empresa global de informações analíticas que contribui com instituições e profissionais para o progresso da ciência) por meio do ICSR Lab (plataforma computacional baseada em nuvem que permite analisar grandes conjuntos de dados estruturados). Os cálculos realizados foram a partir do perfil de autor Scopus de 1º de setembro de 2022. Vale salientar que alguns pesquisadores não foram citados na lista por não apresentarem valores do indicador suficientes para aparecerem. Porém, não significa que o autor não faça um bom trabalho.
Para acessar a lista divulgada pela Stanford University acesse o link disponível.
Piauí tem 57 pesquisadores no AD Scientific Index 2023
Outros dados publicados que citaram pesquisadores piauienses foi a partir do AD Scientific Index 2023, responsável por analisar estudos acadêmicos de 218 países, 21.449 universidades/instituições e 1.345.129 cientistas. De acordo com a relação de pesquisadores, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) contou com 28 pesquisadores no ranking, 13 pesquisadores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 14 do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e 02 pesquisadores da Universidade do Delta do Parnaíba (UFDPar), totalizando 57 pesquisadores piauienses.
A listagem dos nomes tem como objetivo, a nível internacional, enfatizar a produtividade científica a que é realizada pelo pesquisadores, a partir dos perfis públicos dos cientistas no Google Acadêmico. São utilizados valores totais, índice H e número de citações.
Para conferir a lista dos professores piauienses no ranking em que foram citados acesse o link.