Universidade Federal do Piauí (UFPI), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e Instituto Federal do Piauí (IFPI), uniram forças em uma reunião estratégica de alinhamento, visando impulsionar o desenvolvimento do estado através de soluções logísticas inovadoras. O encontro, que aconteceu na última quinta-feira (21), marcou o início de uma colaboração promissora entre as instituições e o Governo do Estado com o objetivo de criar um grupo de pesquisa dedicado a identificar propostas executáveis que contribuam para a melhoria geral do Piauí.

A logística não é uma área isolada, mas um elemento essencial que está intrinsecamente ligado a todos os setores da economia, desde a agricultura até a indústria e o comércio. Durante a reunião foi destacada a importância da logística como uma peça central no processo de desenvolvimento do território piauiense.

“A logística é fundamental e está inserida em tudo. Qualquer área que tiver turismo, esporte, energia, como montar aquisição de insumos ou distribuir energia como gasolina ou hidrogênio verde eu tenho logística de distribuição. O próprio porto pesqueiro ou outros pontos simples do dia a dia, como ônibus urbano que envolve engenharia de tráfego, por exemplo, não trabalha sozinho. Então, foi para isso que a gente foi chamado e acredita que o governo está comprometido com isso. Hoje foi apresentado o que pode ser feito e o que tem de demanda para melhorar e buscar desenvolver o estado dentro do plano de governo ”, destacou o professor da UFPI, Tarso Caselli.

A FAPEPI, por sua vez, com um histórico de apoio à pesquisa científica e tecnológica, enxerga na colaboração com a UFPI, IFPI, UESPI e Governo do Estado uma oportunidade para direcionar esforços para questões logísticas que impactam diretamente a vida dos piauienses. Para o presidente da Fundação, professor João Xavier, a instituição está comprometida em fomentar pesquisas que tenham aplicabilidade prática e contribuam para o desenvolvimento do Piauí. Uma vez que a logística é um desafio que afeta a todos, desde o produtor rural que precisa escoar sua produção até o cidadão que espera serviços públicos ágeis. Logo, a parceria com as instituições de ensino vai unir conhecimento acadêmico e prático para encontrar soluções concretas.

Para o professor do IFPI, Reginaldo Magalhães, a reunião foi muito importante porque além de promover a integração entre Governo do Estado, UFPI, IFPI e UESPI, foi possível perceber seu envolvimento na base da tríplice hélice: empresa, governo e instituições de ensino. A partir disso, será possível analisar a forma não só científica, mas também mercadológica das ações que podem ser desenvolvidas para trazer desenvolvimento para o estado.

A reunião realizada na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa, marcou o início de uma jornada promissora em direção a um Piauí mais desenvolvido, eficiente e promete trazer soluções concretas e inovadoras para os desafios logísticos enfrentados pelo estado, impulsionando assim o seu crescimento econômico e social.

É por meio de uma infraestrutura logística eficiente que será possível atrair investimentos, reduzir custos e aumentar a competitividade de produtos no mercado nacional e internacional. O grupo de pesquisa que será formado terá a missão de elaborar propostas inovadoras que possam ser implementadas de forma eficaz e que atendam às necessidades específicas do estado.

• Última modificação do post:22 de setembro de 2023