A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), sediou na quarta-feira (21), uma palestra sobre os desafios e perspectivas da formação continuada em serviço. O evento, que teve como público-alvo os servidores da Fundação, foi conduzido pelos professores doutores Eliene Pierote e Damião Rocha.

O tema abordado é de extrema importância em um contexto em que a atualização constante se torna essencial para atender as demandas do serviço público. A palestra proporcionou aos participantes uma oportunidade singular de aprofundamento nas questões relacionadas à formação profissional em um ambiente de trabalho em constante evolução.

A atividade foi o resultado de uma colaboração entre a FAPEPI, a Escola de Governo do Piauí e o Programa Estadual Pró-equidade de Raça, Gênero e Diversidade, demonstrando o compromisso com a promoção da igualdade e a capacitação profissional.

Na oportunidade, além da riqueza de conteúdo trazida pelos palestrantes, o evento também contou com a presença da diretora do Núcleo da Escola de Governo Antonino Freire (NUFAF), Naiara Moraes que divulgou a agenda de cursos do NUFAF e ressaltou a importância da formação constante para o desenvolvimento profissional e pessoal dos servidores públicos.

Da esquerda para a direita: Naiara Moraes, diretora do Núcleo da Escola de Governo Antonino Freire (NUFAF), Ernaldo Vale, diretor administrativo da FAPEPI, professores Eliene Pierote e Damião Rocha.

O evento reafirmou a importância de investimentos em capacitação e desenvolvimento pessoal como estratégias fundamentais para aprimorar os serviços prestados à comunidade e promover o avanço institucional.

“A gente está numa perspectiva da cultura da formação continuada em serviço. Então nesse sentido, ganha o servidor, ganha a comunidade, ganha a sociedade quando o servidor compreende qual é a sua função e como é que ele pode desempenhar melhor. Então, a necessidade da formação ela parte muito do que o servidor compreende como necessidade formativa dele para prestar um melhor serviço para a sociedade e consequentemente ele também se sentir bem”, destacou a professora Eliene Pierote.

Para o professor Damião Rocha, o servidor precisa entender que está fazendo um trabalho e que não é somente um emprego. Pois um trabalho ao ser completado pelo servidor, ele também se realiza nos outros e para os outros.

No encerramento do evento, ficou evidente a importância de investimentos contínuos em formação profissional para o desenvolvimento individual e institucional. A educação continuada não apenas capacita os profissionais para enfrentar os desafios do presente, mas também os prepara para os desafios futuros, contribuindo assim para o progresso da sociedade como um todo.

• Última modificação do post:22 de fevereiro de 2024