A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) recebeu, na última sexta-feira (1), a visita de pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) para discutir a viabilidade de utilizar água do Rio Igaraçu em processos de eletrólise para a produção de hidrogênio verde. A proposta foi apresentada pelo professor Bruno Vasconcelos, do curso de Engenharia Mecânica, e seu orientando Yasser Zevallos, ambos envolvidos em estudos que integram a cadeia do hidrogênio no Piauí.

O encontro teve como objetivo alinhar os pontos estratégicos entre as instituições para o avanço do projeto. De acordo com o professor Bruno, a reunião foi positiva para reforçar o apoio e as diretrizes da Fapepi no desenvolvimento de pesquisas sobre hidrogênio no estado. “A gente veio alinhar os pontos junto à Fundação. A Fapepi tem um núcleo de professores que desenvolvem a questão da temática do hidrogênio, então esse foi um momento oportuno para a gente alinhar alguns pontos relevantes para o estado do Piauí”, afirmou.

O projeto em questão busca aprimorar a eficiência da eletrólise – processo que separa o hidrogênio do oxigênio na água – utilizando a água do Rio Igaraçu, localizado na região norte do Piauí. Para o orientando Yasser Zevallos, a pesquisa visa desenvolver um sistema de poligeração, integrando diversos processos para uma produção otimizada e sustentável de hidrogênio. Ele destacou o papel da reunião para ampliar sua compreensão sobre as potencialidades locais: “Foi muito boa, já que pude trazer muitas coisas que eu não conhecia sobre o Piauí para poder trabalhar e pesquisar em torno desse ecossistema e fortalecer a produção de hidrogênio.”

O presidente da Fapepi, professor João Xavier, participou do encontro e destacou o papel da Fundação na articulação de pesquisas que impulsionem a sustentabilidade e inovação no estado. Segundo ele, apoiar iniciativas relacionadas ao hidrogênio verde é estratégico, considerando o potencial do Piauí para contribuir com a transição energética e o desenvolvimento de tecnologias limpas.

A produção de hidrogênio verde, considerada uma das alternativas mais promissoras para a energia renovável, tem ganhado cada vez mais espaço no cenário global. Projetos como o da Ufpi, com apoio da Fapepi, colocam o Piauí no centro de discussões e estudos sobre energias sustentáveis, promovendo não só a pesquisa, mas também a competitividade do estado em setores inovadores e ambientalmente responsáveis.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:5 de novembro de 2024