Diante da crescente demanda por energia limpa em todo o mundo, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Instituto Federal do Piauí (IFPI), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAr), uniram-se por meio do “Núcleo de Estudos em Energias Renováveis” para promover pesquisas com foco especial na produção de hidrogênio verde.

O núcleo de estudos tem sido crucial para que cientistas e profissionais comprometidos em trabalhar na área de energias renováveis tenham conduzido pesquisas de ponta para identificar as melhores práticas e tecnologias para a produção de hidrogênio verde no Piauí. Isso inclui estudos sobre a eficiência da eletrólise da água, o armazenamento e transporte do hidrogênio, bem como a integração com a infraestrutura energética existente.

O hidrogênio verde é uma fonte de energia limpa e altamente versátil que pode ser usada em uma variedade de aplicações, incluindo transporte, armazenamento de energia e indústrias de base. O Piauí, com sua abundância de luz solar e ventos constantes, possui um enorme potencial para se tornar um importante produtor desta energia no Brasil.

O Piauí está se destacando na corrida pelo hidrogênio verde.

O programa Bom Dia Piauí da TV Clube, dedicou uma matéria especial para falar sobre o assunto. Durante entrevista concedida ao programa , o assessor técnico da FAPEPI, Ciro Sá, enfatizou que o hidrogênio verde já acontece no mundo todo e o avanço das pesquisas cientificas acontece também no Piauí. Assim, com a criação do núcleo de estudos em parceria com as universidades públicas do estado, os pesquisadores podem avançar em ideias e projetos que usem, especialmente, materiais do Piauí como alguns minerais que devem ser utilizados no desenvolvimento de novas tecnologias para produção de hidrogênio verde. Logo, a ideia é juntar a academia com as empresas que estão se estabelecendo no território piauiense para produção desta mais nova opção de energia limpa e sustentável.

O Piauí, conhecido por seus vastos recursos naturais, oferece um ambiente propício para o desenvolvimento de energias renováveis, e o hidrogênio verde emergiu como uma das alternativas mais promissoras e sustentáveis.

A localização do território piauiense é outro fator que contribui para que o estado seja destaque na produção de hidrogênio verde. “Nosso estado tem uma vantagem estratégica seja geográfica, seja geoelétrica, estamos no meio do entroncamento energético do país. Então, tanto o Norte quanto Nordeste é interligado por meio do estado do Piauí e ainda temos interligação com o Sudeste. Isso facilitou a implementação de grandes empreendimentos e energias renováveis no estado”, afirmou o coordenador de estudos e pesquisas em energias renováveis do Piauí, Juan Aguiar.

À medida que a transição para fontes de energia limpa se torna cada vez mais urgente em todo o mundo, iniciativas como o Núcleo de Estudos em Energias Renováveis desempenham um papel fundamental na construção de um futuro mais sustentável. O Piauí está se destacando como um líder na corrida pelo hidrogênio verde, aproveitando seu potencial natural e investindo em pesquisa e formação de especialistas para impulsionar essa transformação energética.

Com a colaboração das principais instituições de ensino superior piauienses, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí e Governo do Estado, o Piauí está no caminho certo para se tornar um centro de excelência em energias renováveis e uma referência nacional na produção de hidrogênio verde.

Assista a matéria completa aqui.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:28 de setembro de 2023