CAPES disponibiliza mais 50 mil vagas para Curso ABC

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A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) abriu mais 50 mil vagas para o Curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC). Essa é uma nova oportunidade para profissionais que atuam na alfabetização e estudantes de licenciatura participem do projeto. As novas vagas já estão abertas e as inscrições começaram nesta segunda-feira, 16, no Ambiente Virtual do MEC (Avamec).

Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, frisa que essa capacitação é um “compromisso do governo brasileiro com os nossos atuais e futuros professores”. A gestora explica que o curso vem para garantir o sucesso dos alunos na leitura e na escrita desde o início da aprendizagem infantil: “com certeza teremos brasileiros mais bem formados para o exercício da cidadania”.

Para Carlos Nadalim, secretário de Alfabetização do MEC e coordenador-geral do Curso ABC, a quantidade de inscritos “nessa sólida formação” demonstra “como nossos profissionais de alfabetização estão ávidos para aprimorar seus conhecimentos e oferecer o melhor ensino às crianças brasileiras”.

Aos mais de 200 mil inscritos, o Curso ABC já entregou 14 capítulos teóricos do Manual ABC e quatro módulos do Manual ABC na Prática: Construindo Alicerces para a Leitura. Os interessados que aderirem agora à formação terão acesso a todo o conteúdo já disponível.

Curso ABC
Com mais de 5,18 milhões de visitas, o Curso ABC é a segunda formação mais acessada no Avamec. Parte do Programa Tempo de Aprender, o curso é resultado da parceria entre a CAPES, a Secretaria da Alfabetização do MEC (Sealf) e as instituições portuguesas: Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e a Universidade Aberta de Portugal (UAb).

Fonte: Redação – CCS/CAPES

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TCU abre inscrições para Webinário sobre o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação

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  • Última modificação do post:31 de agosto de 2021
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A partir da próxima quarta-feira (25) acontecerá o Ciclo de Debates sobre o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, através da modalidade online. O webinário é organizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e contará com a participação no primeiro dia do ciclo de debates, a Ministra Ana Arraes (Presidente TCU); o Ministro Marcos Pontes (MCTI) e Leonardo Albernaz (Secretário-Geral de Controle Externo TCU) para abertura do evento, às 9h.

O prazo para inscrição no webinário será até o dia 25 de agosto, com o número de participantes limitado à 5 mil vagas. O evento ocorrerá nos dias 25 a 27 de agosto, a partir das 9h até 12:30, através do Youtube. Acesse o link para realizar a inscrição.

O primeiro painel do ciclo trata sobre os motivos que justificaram as alterações no arcabouço normativo relacionado a CT&I, tais como baixo desempenho do país nos indicadores de inovação e a dificuldade de implementação das disposições da Lei 10.973/2004, e discutir sobre a mudança de paradigma a partir do Marco Legal de Inovação (princípios, papel do Estado, relação entre ICTs e entes privados, propriedade intelectual, transferência e difusão tecnológica). E contará como palestrante: Cândida Oliveira (Gerente Executiva CNI); Rafael Navarro (Presidente ANPEI); Helena Nader (UNIFESP/SBPC/ABC); Igor Nazareth (Diretor de Planejamento e Relações Institucionais Embrapii).

O segundo painel do ciclo de debates abordará a insegurança jurídica e os efeitos sobre a aplicabilidade do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, e que busca tratar da fragmentação normativa e de outras falhas na organização e consolidação das normas infradecreto que geram dificuldades para aplicação do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e inovação; diferentes entendimentos sobre a aplicação do arcabouço normativo pelos diversos agentes/órgãos e iniciativas em curso visando mitigar esses problemas, como as melhorias ocorridas com a publicação do Decreto 9.283/2018. Os palestrantes serão: Bruno Portela (Secretário Especial Adjunto Sepec/ME); Leopoldo Muraro (Procurador-Chefe CNPq); Paulo Alvin (Secretário Sempi/MCTI); Vitor Monteiro (Advogado Finep).

No segundo dia (26), o webinário trará como tema a “Relação entre Governo, Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICTS) e setor privado, com a participação dos palestrantes: Sílvio Meira (Fundador Porto Digital); Cristina Assimaloupoulos (Advogada Vale); Helena Nader (UNIFESP/SBPC/ABC) e Cristiane Rauen (Coordenadora Embrapii). o Segundo painel do dia deve abordar os “Instrumentos de estímulo à inovação nas empresas – fragilidades e potencialidades”, e deve levantar informações sobre dificuldades para utilização dos instrumentos previstos no MCLTI para financiar a inovação (subvenção econômica, bônus tecnológico, incentivos fiscais, fundos de investimento, encomenda tecnológica etc); desafios para ampliar o financiamento privado e a importância desses mecanismos para induzir a inovação no país. Os palestrantes deste painel serão: Hudson Mendonça (Chefe do Departamento de Apoio a Projetos Inovadores – Finep); Fernanda De Negri (Pesquisadora Ipea); Isabela Brod (Gerente de Inovação – BNDES); Jorge Almeida (Diretor-Presidente Embrapii); e Rafael Lucchesi (Diretor-Geral Senai).

No terceiro dia (27), o ciclo contará na abertura do último dia de evento com a participação do Ministro Marcos Pontes (MCTI) e do Ministro Augusto Nardes (Relator-TCU Universidades), e deve trazer como tema central “os entraves para o uso do poder de compra do Estado como um instrumento de estímulo à inovação no país. Como construir um controle para tratar do risco tecnológico?”. Os palestrantes são: André Rauen (Pesquisador Ipea); Ludmila Meira Maia Dias (Procuradora-Chefe Adjunta da Procuradoria Federal junto à UFMG); Lara Brainer (Diretora Central de compras ME) e Rafael Fassio (Procurador do Estado de São Paulo). E o último painel do evento abordará o tema referente à “Prestação de contas – Desafios enfrentados e o papel dos órgãos de controle. Este último painel objetiva a flexibilização introduzida pelo Marco Legal de CT&I e pela assimilação das novas regras pelas principais agências de fomento à inovação (Finep, Capes e CNPq); desafios enfrentados por essas instituições no monitoramento, avaliação e análise da prestação de contas; dificuldades enfrentadas pelos pesquisadores e entidades para prestar contas às agências de fomento; atuação dos órgãos de controle quanto às peculiaridades da prestação de contas na área de CT&I. Os palestrantes são: Rafael Dubeux (Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação/Prefeitura da Cidade do Recife); Marcelo Gomes Meireles (Secretário Sefip/MCTI), a confirmar; Fernando Peregrino (Presidente Confies); Evaldo Vilela (Presidente CNPq) e Anderson Lozi (Diretor de Gestão Capes).

Para mais informações acesse o link. Confira abaixo os links de cada dia do ciclo de palestras:

Primeiro dia (25)

Segundo dia (26)

Terceiro dia (27)

Fonte: Ascom

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Empresas piauienses participam de Rodada de Negócios online

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  • Última modificação do post:23 de agosto de 2021
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As empresas piauienses qualificadas pelo Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX estão participando da 1ª Ação de Exportação – Modelo Online Edição Norte, Nordeste e Centro Oeste, um evento online promovido pela Apex-Brasil e o Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx), que teve início hoje, 16 de agosto e tem programação até o dia 19 de agosto. Os encontros estão acontecendo de forma remota através de uma plataforma virtual de rodadas de negócio contratada pela Apex-Brasil, chamada My Business Matches.

A Ação de Exportação é uma atividade implementada pela Coordenação de Qualificação do PEIEX, no formato de Rodada de Negócios entre empresas associadas e comerciais exportadoras. Trata-se da última etapa a ser desenvolvida com as empresas participantes do PEIEX e oferecer uma oportunidade para as empresas qualificadas colocarem em prática as orientações recebidas ao longo da qualificação, além de ser um meio importante para se receber feedbacks e sugestões de compradores no comércio internacional.

Entre as empresas participantes da 1ª Ação de Exportação foram escolhidas as que já tenham finalizado o atendimento PEIEX ou estejam em processo de finalização.

Empresas piauienses participantes da 1ª Ação de Exportação em 2021

Nessa etapa do programa, as empresas participantes através das qualificações oferecidas pelos Técnicos Extensionistas e pelas qualificações da Apex-Brasil já possuem conhecimentos imprescindíveis para a exportação tais como: noções iniciais de comércio exterior; conhecimento sobre exportação indireta e o papel da trading/comercial exportadora nessa operação; noções sobre como negociar com uma trading/comercial exportadora; conhecer o Radar Comercial e saber como dar entrada em um código SH (NCM) que identifique os produtos da empresa; ter noções sobre como preparar materiais de apresentação e de comunicação de seus produtos para o mercado internacional entre outros.

Podemos observar no gráfico abaixo o percentual de distribuição por setor produtivo das empresas que estão participando da 1ª Ação de Exportação:

Proporção das empresas participantes por setor produtivo.

Espera-se que a 1ª Ação de Exportação ofereça às empresas a oportunidades reais para fechamento de negócios  internacionais além de ser uma excelente chance de receber sugestões de melhorias na apresentação dos produtos, nas embalagens e nos materiais de comunicação voltados ao mercado internacional.

Agenda da 1ª Ação de Exportação:

Dia 16/08 (10h às 11h):

  • Evento de abertura;

Dias 17, 18 e 19/08 (Das 09h às 13h)

  • Reuniões individuais entre empresas e comerciais exportadoras.
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FAPEPI realiza solenidade de outorga do Programa Tecnova II

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Nesta terça-feira (17), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) realizou a solenidade de outorga dos contemplados pelo programa Tecnova II. O evento ocorreu através da plataforma online do RNP, às 11h, e as empresas piauienses contempladas pelo edital receberão apoio financeiro na forma de subvenção econômica, de até R$ 200.000,00.

O edital Tecnova II é uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O objetivo é apoiar financeiramente o desenvolvimento de produtos – sejam eles bens ou serviços e/ou processos inovadores – novos ou aprimorados de maneira significativa, que sirvam pelo menos para o mercado nacional, de empresas piauienses, de modo a auxiliar no desenvolvimento dos setores econômicos considerados estratégicos nas políticas públicas federais e aderentes à política pública estadual de inovação. 

O Tecnova II busca promover, em conjunto, um significativo aumento das atividades de inovação e o incremento da competitividade das empresas e da economia do estado do Piauí. Assim, a presente chamada objetiva apoiar projetos de inovação, que envolvam considerável risco tecnológico associado a oportunidades de mercado.

O evento de solenidade contou com a participação de Ciro de Sá, Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da FAPEPI (DDTC), além das empresas selecionadas pelo edital: Hospital de Otorrinolaringologia do Piauí LTDA; Instituto Brasileiro de Otorrinolaringologia S/S LTDA; Mb Cosmeticos LTDA; Expresso Ribeiro Paulistana LTDA; Biotec Indústria de Produtos Químicos Inorgânicos LTDA; Tartigrado Tecnologia LTDA; Castelo, Branco, Sousa & Soares LTDA; Laticinios Vale do Leite LTDA; Bipp Tecnologia LTDA; e a empresa L de O Saraiva LTDA.

Para mais informações acompanhe as redes sociais da FAPEPI ou através de nosso site. www.fapepi.pi.gov.br

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CAPES lança Prêmio CAPES/MINFRA para seleção de artigos científicos

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  • Última modificação do post:17 de agosto de 2021
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A CAPES e o Ministério da Infraestrutura (MInfra) lançaram a primeira edição do Prêmio CAPES/MINFRA de Excelência em Pesquisa em Infraestrutura. Os prêmios no valor total de R$100 mil, serão dados aos melhores artigos científicos sobre infraestrutura. Os interessados devem se inscrever até as 23h59 de 28 de setembro pelo link.

Cinco categorias são englobadas: governança, aviação civil, planejamento, ferrovias e sustentabilidade. As premiações serão de R$20 mil por trabalho, com recursos provenientes do MInfra. Os resultados estão previstos para serem publicados no Diário Oficial da União em novembro. A entrega do prêmio ocorrerá em dezembro.

“Esta parceria é importante para incentivar áreas de interesse vital para o crescimento do País. Com este prêmio a CAPES reconhece o esforço dos pesquisadores que trabalham pelo desenvolvimento do Brasil. A pesquisa precisa devolver benefícios e resultados à toda a sociedade”, afirma Cláudia Queda de Toledo, presidente da Fundação. 

A CAPES selecionará artigos aceitos ou publicados em periódicos de alto impacto. Para concorrer, é necessário possuir, no mínimo, título de mestre ou ser aluno matriculado em programa de pós-graduação stricto sensu em instituições de ensino e pesquisa reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Os trabalhos podem ser individuais ou em coautoria.

Esse é o primeiro de dois editais previstos em acordo de cooperação técnica firmado em agosto pela CAPES e pelo Ministério da Infraestrutura. O segundo será em 2023, também com R$100 mil em premiações. A parceria entre os órgãos foi estabelecida em março, com a assinatura de um protocolo de intenções para fomentar pesquisas cujo tema seja infraestrutura.

Informações adicionais podem ser obtidas  aqui.

Confira o edital.

Fonte: Redação – CCS/CAPES

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CNPq divulga novos prazos para submissão de proposta na Plataforma Integrada

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  • Última modificação do post:17 de agosto de 2021
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O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informa o restabelecimento da Plataforma Integrada Carlos Chagas (PICC) nesta segunda-feira (16). Com o retorno da plataforma, as submissões de propostas às chamadas que estavam em andamento antes da indisponibilidade dos sistemas serão retomadas, com os prazos prorrogados, como já anunciado.

As propostas submetidas até o dia 23 de julho, quando iniciou a indisponibilidade, estão resguardadas. 

Seguem, abaixo, as novas datas para submissão de propostas. O novo cronograma completo será divulgado ao longo da semana.

CHAMADAS PÚBLICAS EM ANDAMENTOPrazo originalNovo prazo de submissão
Chamada Pública CNPq Nº 3/2021 – Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora – DT31/07/202123/08/2021
Chamada Pública CNPq Nº 04/2021 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ16/08/202108/09/2021
 Chamada Pública CNPq Nº 05/2021 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa Sênior – PQ Sênior16/08/202108/09/2021
Chamada CNPq/MCTI Nº 06/2021 – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 202120/08/202123/08/2021
Chamada Nº 08/2021 – CNPq/Fundação Oswaldo Cruz – Casa Oswaldo Cruz30/07/202123/08/2021
Chamada Nº 11/2021 CNPq/DECIV/SEPEF/MCTI – Terapias Avançadas19/08/202123/08/2021
Chamada Nº 12/2021 – ARC Eventos Científicos28/07/202123/08/2021
Chamada Nº 13/2021 CNPq/Petrogal Brasil S.A.25/07/202120/08/2021

A íntegra de todas as chamadas está disponível aqui.

Importante ressaltar que o prazo para indicação de novos bolsistas no mês de agosto também será prorrogado e uma nova data será comunicada em breve.

Lembramos que a Plataforma Lattes foi restabelecida na semana passada, conforme comunicado no dia 07 de agosto.

Qualquer dúvida, entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 61 3211 4000 ou pelo e-mail atendimento@cnpq.br

Fonte: CNPq

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Ministério da Saúde abre chamada para pesquisas em tuberculose

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O Ministério da Saúde (MS) abre chamada pública para projetos de pesquisa em saúde pública com ênfase em tuberculose. A chamada apoia o Regional Prospective Observational Research in Tuberculosis (RePORT)-Brasil, rede observacional de estudos em tuberculose, fruto de parceria entre do Ministério da Saúde e o National Institutes of Health (NIH), dos Estados Unidos.

A parceria tem como objetivo avançar a compreensão atual da comunidade, fatores hospedeiros e microbianos que afetam os resultados de infecção por tuberculose e doença tuberculosa. Os participantes dos estudos incluirão adultos e crianças com ênfase particular em pessoas com HIV (PWH). Esta iniciativa facilitará o desenvolvimento de conhecimentos e ferramentas para melhorar a prevenção e os resultados do tratamento no nível individual e para informar as estratégias para reduzir a tuberculose no nível da saúde pública.

Dentro do MS, o Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/SCTIE) e a Coordenação Geral de Vigilância das Doenças de Transmissão Respiratória de Condições Crônicas (DCCI/SVS) são as áreas responsáveis por lançar, acompanhar e validar os resultados dessas pesquisas. A Diretora do Decit, Alessandra Siqueira, ressalta a importância da temática: “Para transformar a saúde pública do nosso país, não podemos esquecer de doenças tão importantes como as respiratórias, independente da pandemia. O nosso departamento tem muito orgulho de financiar pesquisas possam mudar esse desfecho”.

A proposta selecionada poderá receber US$ 1,0 milhão no ano fiscal de 2022, com previsão de execução de no máximo cinco anos. As seguintes áreas de pesquisa serão apoiadas:

Caracterização dos fatores de risco e epidemiologia molecular da TB-DR no Brasil;
Elucidação de estratégias para impactar a transmissão, incidência e prevalência de TB no Brasil, incluindo pesquisas de implementação, ou fatores que podem informar tais estratégias;
Desenvolvimento e/ou validação de novos diagnósticos e biomarcadores que predizem a progressão para TB ativa e os resultados do tratamento da TB ativa;
Mecanismos e marcadores de proteção da progressão da infecção para a doença;
Impacto e patogênese interativa das comorbidades de TB, como HIV ou diabetes.

Os projetos podem ser submetidos no site do NIH: PAR-21-304: Brazil Regional Prospective Observational Research in Tuberculosis (RePORT) (U01 Clinical Trial Not Allowed).

Parceria MS e NIH

Em 2014, foi assinada a Carta de Intenções entre o National Institutes of Health (NIH), o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), resultando na criação do Grupo de Trabalho em Saúde Pública. A Carta tem como objetivos: (1) apoio integrado a projetos de pesquisa envolvendo pesquisadores brasileiros e estadunidenses; (2) desenvolver parcerias e redes visando à colaboração em pesquisa básica, aplicada e clínica; (3) desenvolver pesquisa colaborativa translacional em parcerias e redes; (4) intercambiar material científico e informação; (5) facilitar e simplificar os requerimentos regulatórios e de inspeção; (6) coordenar, planejar e convocar encontros científicos, conferências, visitas a centros de pesquisa, consultas e capacitações.

Fonte: Assessoria de Comunicação

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CAPES lança edital para doutorado na Alemanha

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  • Última modificação do post:12 de agosto de 2021
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A CAPES e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) lançaram nesta quarta-feira, 11 de agosto, o Edital nº 11/2021, do Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na República Federal da Alemanha, também conhecido como Doutorado CAPES/DAAD. Serão concedidas até 45 bolsas, sendo até 10 pela Fundação e até 35 pelo DAAD, com  vigência entre quatro e 48 meses.

O prazo para concorrer a uma das vagas vai até as 17h de 30 de setembro. A candidatura deve ser feita pelo preenchimento de formulário de inscrição on-line na página do programa. A divulgação do resultado está prevista para fevereiro de 2022 e o início das atividades dos bolsistas em outubro do mesmo ano.

A mensalidade das bolsas da CAPES é de €1.300,00. Os benefícios para incluem passagens ou auxílio-deslocamento, auxílio-instalação, seguro-saúde, adicional de localidade (quando cabível) e auxílio-dependente. Ainda serão financiadas taxas acadêmicas e administrativas para os estudantes de doutorado pleno. Para orientadores brasileiros e alemães, serão pagas diárias e passagens ou auxílio-deslocamento. Os valores dos benefícios concedidos pela agência alemã seguem as normas daquele país, que podem ser conferidas nos links a seguir: Research Grants – Doctoral Programmes in Germany, Research Grants – Bi-nationally Supervised Doctoral Degrees / Cotutelle, e Research Grants – One-Year Grants for Doctoral Candidates.

Sobre o CAPES/DAAD
Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na República Federal da Alemanha é fruto de parceria entre a CAPES e o DAAD. Nele as Agências apoiam a formação de professores e pesquisadores de alto nível estimulando a cooperação acadêmica e o intercâmbio científico entre o Brasil e a Alemanha, contribuindo para a mobilidade entre universidades alemãs e brasileiras.

Confira o edital, o anexo III e o Termo de Outorga.

Fonte: Redação – CCS/CAPES

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CAPES tem adição de R$99 milhões ao orçamento para bolsas de pós-graduação

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  • Última modificação do post:17 de agosto de 2021
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O orçamento previsto para bolsas da CAPES recebeu um complemento de R$56 milhões. Também foi encaminhado um crédito de R$43 milhões para a Fundação. Outros R$286,5 milhões, antes contingenciados, estão liberados. Desse modo, as mais de 90 mil bolsas de pós-graduação stricto sensu no País estão não apenas mantidas, mas também pagas em dia. A suplementação orçamentária é resultado dos esforços do Ministério da Educação (MEC) junto ao Ministério da Economia para a liberação dos recursos.

Apesar do ambiente de múltiplas restrições geradas pela pandemia da COVID-19, a CAPES não interrompeu a vigência de nenhum desses auxílios neste ano, tem cumprido com os pagamentos sem atraso e permitido a substituição de bolsistas normalmente. A Fundação continuará a fomentar os estudos dos pós-graduandos tanto nas cotas institucionais, quanto nos programas estratégicos induzidos.  

Com as medidas, ações como o Programa de Combate a Epidemias continuam a funcionar normalmente. A CAPES já concedeu 1.959 das 2.600 bolsas e investiu R$53,7 milhões dos R$200 milhões previstos para os quatro anos da iniciativa. Com ela a Agência estimula pesquisas sobre a COVID-19 e outras doenças. Além de manter os benefícios, a Fundação já prorrogou 36.536 bolsas de mestrado e de doutorado ativas no Brasil por até seis meses, de forma excepcional, por causa da pandemia. Os dados constam em relatório do Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA).

Em 2020 foram publicadas duas portarias com as regras para a extensão dos prazos dos benefícios. A primeira, em abril, deu a possibilidade de prorrogação das bolsas por até três meses. A segunda, em agosto, aumentou este período para seis meses. O direito se estende a qualquer pesquisador com bolsa de mestrado ou doutorado ativa no Brasil enquanto durar a pandemia. Cabe às instituições de ensino e de pesquisa indicarem no SCBA os beneficiários. A CAPES recomenda que sejam escolhidos aqueles que tiveram seus trabalhos  afetados pelos impactos da COVID-19.

Fonte: Redação – CCS/CAPES

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UESPI divulga edital para seleção de professores substitutos

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  • Última modificação do post:10 de agosto de 2021
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A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) divulga edital para a seleção de professores substitutos. As inscrições acontecem entre os dias 24 de agosto até 2 de setembro através do site do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE).

No certame, serão ofertadas 190 vagas a serem distribuídas pelos 12 campi da  universidade. As vagas serão divididas em 59 para 20 horas e 131 para 40 horas.

Áreas contempladas

As vagas serão distribuídas de acordo com a necessidade de cada campi. As áreas abrangidas serão Direito, Letras-Português, Inglês e Espanhol, Pedagogia, Ciências Biológicas, Geografia, História, Libras, Agronomia, Zootecnia, Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Educação Física, Enfermagem, Matemática, Ciências Sociais, Filosofia, Comunicação Social, Odontologia, Física, Química, Medicina, Psicologia, Biblioteconomia, Turismo, Engenharia Civil, Elétrica e Mecânica.

Inscrições

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, no site da NUCEPE do dia 24/08/21 a 02/09/21. Os candidatos deverão preencher o formulário eletrônico acompanhado dos documentos listados nos subitens abaixo, em um ÚNICO ARQUIVO, no formato PDF, respeitando a ordem dos mesmos:

a) Cópia do diploma do Curso de Graduação (frente e verso) ou Certidão de Conclusão de Curso, acompanhado do Histórico Acadêmico, de acordo com a classe e os requisitos mínimos exigidos a vaga pretendida;

b) Cópia do diploma ou certificado do Curso de Pós-Graduação (frente e verso) ou Declaração de Conclusão de Curso (com data de expedição inferior a seis meses da inscrição no certame), acompanhado do Histórico Acadêmico, de acordo com a classe e os requisitos mínimos exigidos;

c) Cópia do documento oficial de Identidade e CPF (frente e verso);

d) Certidão de quitação eleitoral emitida no site: Certidões — Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (tre-pi.jus.br)

e) Cópia de quitação com o serviço militar (se candidato do sexo masculino);

f) Foto digital no formato 3×4;

g) Curriculum Lattes ou Vitae, anexado juntamente com os documentos comprobatórios.

Além disso, o candidato deve pagar o valor de R$ 80,00 reais equivalente à taxa de inscrição.

Etapas da seleção

De acordo com o cronograma disponível no edital, a seleção consistirá de três etapas:

17/09: Avaliação Escrita;

5/10 até 11/10: Avaliação de Desempenho Didático;

5/10 até 11/10: Avaliação de Títulos.

A homologação final após todas as fases está prevista para o dia 10 de novembro.

Remuneração

As remunerações para professor Auxiliar, Assistente e Adjunto de acordo com as horas serão as seguintes:

Auxiliar (Especialista) R$ 1.140,61 (20 horas) | R$ 2.281,23 (40 horas)

Assistente (Mestre) R$ 1.711,02  (20 horas) | R$ 3.421,84 (40 horas)

Adjunto (Doutor) R$ 2.566,38  (20 horas) |  R$ 5.132,7 (40 horas)

Confira mais informações no edital.

Fonte: Assessoria de Comunicação – UESPI

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