A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) deu início ao Seminário de Avaliação Final do Programa de Fixação de Jovens Doutores (PROFIX-JD), que segue até esta sexta-feira (24). Durante os dois dias de evento, projetos inovadores nas áreas de saúde, meio ambiente, biotecnologia e ciências agrárias serão avaliados, reunindo pesquisadores que iniciaram suas trajetórias no programa em 2022.
O PROFIX-JD é executado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e tem como meta apoiar jovens doutores de todas as áreas do conhecimento, oferecendo bolsas e auxílio à pesquisa para fortalecer a ciência e a inovação no país, com ênfase no desenvolvimento científico e tecnológico do Piauí.
Na abertura do seminário, o diretor técnico-científico da Fapepi, Pedro Soares, destacou a importância do encontro como momento de encerramento de um ciclo de descobertas e avanços.

“É importante esse momento, pois é um fechamento de uma jornada que se iniciou ainda no ano de 2022. Vocês apresentaram as propostas, foram contemplados e conseguiram realizar os projetos com êxito. Certamente esta é mais uma ação da Fapepi realizada com sucesso”, afirmou.
Pedro Soares ressaltou ainda o caráter de transparência e de valorização da produção científica promovido pela Fundação.
“Desde que assumimos a gestão em 2023, temos realizado seminários com todos os projetos que contam com apoio da Fapepi. É uma forma de prestar contas à sociedade e dar mais visibilidade às pesquisas, permitindo que a comunidade acadêmica conheça o que está sendo produzido no estado. Sempre que buscamos mais recursos, precisamos mostrar como esses projetos impactam a sociedade”, completou.
Entre os estudos apresentados nesta quinta-feira, estão pesquisas que exploram desde terapias inovadoras contra o câncer até soluções biotecnológicas e ambientais. Destaques incluem:
Nanopartículas híbridas com sistema tópico para encapsulamento do extrato e isolados de Arrabidaea brachypoda: avaliação da atividade anti-leishmania e antitumoral in vitro;
Formulação de inclusão em ciclodextrina da fração proteolítica P1G10 do látex de Vasconcellea cundinamarcensis: avaliação da eficácia e dos efeitos tóxicos em associação com quimioterápicos em modelo de carcinoma colorretal;
Propriedades terapêuticas contra doenças crônicas e formulação fitoterápica rica em diterpenos clerodânicos da planta Casearia sylvestris;
Produção de Spirulina: as bases para inserir o Piauí no cenário mundial;
Desenvolvimento e validação de um “kit in house” para triagem urinária de erros inatos do metabolismo no Piauí;
Nanoformulação à base de temozolamida e ácido cafeico para tratamento de câncer cerebral do tipo glioblastoma;
Restrição calórica e câncer de mama: uma proposta sobre redução dos efeitos colaterais, qualidade de vida, progressão, metástase e sensibilização tumoral;
Como as mudanças nos padrões de chuva podem afetar o crescimento e a reprodução das herbáceas da Caatinga?
Influência da paisagem em redes antagonistas de anuros no Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí;
Seleção de linhas puras de feijão-fava para caracteres bromatológicos da semente;
Potencial de Neoseiulus barkeri Hughes como biocontrolador de Oligonychus punicae associado a eucalipto em minijardim clonal;
Abordagem pedométrica no estudo do fósforo e mineralogia de solos do bioma Cerrado e Caatinga nos estados do Piauí e Pernambuco.



O seminário continua nesta sexta-feira (24), com a apresentação de mais dez pesquisas financiadas pelo programa, consolidando o PROFIX-JD como uma das principais iniciativas de fomento à fixação de talentos científicos no estado e de estímulo à interiorização da ciência no Piauí.